Entre as frentes de ajuda humanitária ao Estado do Rio Grande do Sul, São Sebastião enviou uma equipe técnica de servidores públicos municipais para auxíliar a população no reestabelecimento e reconstrução dos municípios. O grupo foi essencial na reconstrução do município, após a catástrofe de 2023, e compartilha agora essa experiência no sul do país.
De acordo com a Secretaria de Governo, entre as ações emergenciais estão embasamento técnico para solicitação de aproximadamente R$ 35 milhões para reconstrução dos municípios afetados.
Além de auxílio no controle de gestão e logística do ponto de arrecadação oficial do Estado, em Passo Fundo, Sistema Integrado de Informações sobre Desastre (S2ID) do governo federal, articulação política com as autoridades estaduais que visa a viabilização de informações com intuito de auxiliar, acelerar a entrega de doações, entre outras ações que visam agilizar as operações.
Os servidores Priscilla de Carvalho, Jéssica Marcelo dos Santos, Marcelo Faustino da Silva e Eliazar Alves estão instalados no ponto de arrecadação oficial e já começaram a prestar os primeiros atendimentos aos sulistas, juntamente à força-tarefa que envolve órgãos públicos estaduais e federais.
A catástrofe climática de fortes chuvas que atingiram 90% das cidades do Rio Grande do Sul (441 de 497 municípios) já é considerada a maior tragédia climatológica do Brasil.
“Estamos muito gratos com a receptividade do povo gaúcho diante desta tragédia sem precedentes e, também em poder ajudar no que for preciso e necessário. Liderados pelo prefeito Felipe Augusto, já iniciamos os primeiros atendimentos e estamos a postos para auxiliar no que tange a desburocratização, agilidade na liberação de recursos públicos, nas esferas federal e estadual, parcerias-públicos-privadas (PPPs), Organizações Não Governamentais (ONGs), além de acelerar a entrega de donativos. Há mais de um ano passamos por uma tragédia climática e recebemos o apoio do mundo. Hoje, humildemente, viemos ajudar nossos irmãos rio-grandenses a reconstruírem seu Estado”, afirmou Priscila.
Pix solidário
Diante da calamidade pública, o governo gaúcho reativou o pix para doações, utilizada no ano passado, também, devido a desastre climático, e vinculada à conta bancária aberta pelo Banrisul. A chave é CNPJ: 92.958.800/0001-38.
Segundo o governo estadual rio-grandense, por este canal oficial de doações, o governo centraliza a ajuda financeira, fornece segurança aos doadores e amplia a transparência da alocação do dinheiro, uma vez que a movimentação dos recursos passará por auditoria e fiscalização do poder público.