Vai pular sete ondas no Réveillon? Confira antes as dicas

O costume de pular sete ondas não pode faltar no Réveillon de muita gente. A crença popular é que o ritual traz sorte, paz e purificação para o ano que se inicia. Um reflexo disso é que as cidades do Litoral Norte aguardam cerca de 3 milhões de pessoas, entre turistas e veranistas, para o feriado de Ano Novo.

Por isso, a equipe do NI destaca que, para aproveitar melhor o momento de renovação de esperanças, é importante não abrir mão da segurança no mar na noite da virada. Alguns pontos importantes são:

1. Verifique as condições do local: ao escolher seu point, certifique-se de que há policiamento nas proximidades e iluminação, evitando lugares afastados. Em paralelo a isso, cheque as condições do mar e evite correntes fortes, rochas ou outras possíveis obstruções.

2. Chegue cedo: quanto mais perto da meia-noite, maior a dificuldade para estacionar. Além disso, ao chegar com antecedência, é possível escolher com calma onde se instalar.

3. Acompanhamento de adultos: crianças devem ser supervisionadas por adultos o tempo todo, uma vez que a expectativa é de praias lotadas.

4. Use vestimentas apropriadas: opte por roupas de banho confortáveis e que permitam liberdade de movimento.

5. Evite consumo excessivo de álcool: se decidir pular as ondas, esteja atento aos seus limites e evite o consumo excessivo de álcool para garantir a sua segurança.

pular ondas

6. Respeite o ambiente marinho: ao participar dessa tradição, lembre-se de respeitar o meio ambiente e não deixar lixo na praia.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) destaca que banhar-se em  água do mar classificada como imprópria ou após chuvas muito intensas, assim como entrar em canais, córregos ou rios que deságuam no mar, pode oferecer riscos à saúde.

Onde não pular ondas

Segundo a Cetesb, em Ubatuba, a foz do rio Itamambuca foi considerada imprópria, assim como as praias da Avenida Iperoig e Itaguá. As praias do Perequê-Mirim, Lázaro e Praia Dura também estão com bandeira vermelha.

Em Caraguatatuba, não se recomenda o rio Tabatinga nem a Praia do Capricórnio.

Em São Sebastião, as praias com bandeira vermelha são Pontal da Cruz, São Francisco e na Costa Sul, Boiçucanga.

Finalmente, recomenda-se evitar as praias de Itaquanduba, Itaguaçu, Perequê e Ilha das Cabras, em Ilhabela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *