Baleia ‘Pipoca’, símbolo de Ilhabela, é localizada após 5 anos

A baleia-jubarte símbolo da cidade de Ilhabela, batizada de Pipoca, foi localizada nesta semana, após cinco anos sem aparecer. O animal foi visto pela primeira vez em 2018 por persquisadores do arquipélago e desde então não houve mais registros. Seu nome veio dessa aparição, quando a baleia saltou 34 vezes durante um deslocamento entre Ilhabela e São Sebastião.

Dessa vez, ela deu os ares da graça em Vitória, capital do Espíito Santo, a 950 quilômetros da ilha. A jubarte foi identificada pela cauda, que assim como as digitais dos seres humanos, possuem características únicas.

O encontro de 2018 foi tão marcante que a Pipoca virou estátua na orla da Praia do Perequê, uma das mais visitadas da cidade. A réplica atrai turistas e é ponto de belas fotos.

O retorno da baleia ao Sudeste brasileiro nesta semana marca também o início da temporada 2023 de jubartes no Litoral Norte – um dos mais espetaculares fenômenos naturais do país. Este ano, as primeiras baleias já apareceram nas águas de Ilhabela. Só em maio foram avistadas nove jubartes.

A espécie visita a região geralmente entre os meses de junho e novembro, mas às vezes começa bem antes, a partir dos meses de abril e maio. Nesta época do ano, centenas de baleias jubarte migram para o norte, em busca de águas mais quentes e ricas em nutrientes, para descansar, se alimentar e procriar. Durante esse período, é possível avistar os animais dando shows de saltos e mergulhos perto da costa.

Entre os registros realizados em 2022, merece destaque a presença de baleias adultas e grupos competitivos, que são aglomerações de machos em busca de uma fêmea. Geralmente isso é visto com mais frequência na costa da Bahia, onde tradicionalmente estes animais vão para acasalar ou ter seus filhotes.

Em anos anteriores, os registros feitos apontavam a presença maior de baleias jovens e menores, fora da maturidade sexual. Em 2022 foram registrados pelo Probav cerca de 12 grupos competitivos com pelo menos quatro jubartes em cada.

Além das jubartes, outras três espécies de baleias e oito de golfinhos ocorrem na região. Na temporada passada houve registros de baleias-franca, inclusive com filhote, o que deixa especialistas animados e na expectativa de que a presença desses animais na região possa aumentar.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela, Harry Finger, comenta com entusiasmo o início das acrobacias de baleias por aqui. “A cada ano nos firmamos mais como destino de observação da espécie. Em 2022 foram avistadas mais de 160 jubartes em Ilhabela. Esta pré-temporada está bastante aquecida, gerando ótimas expectativas para os próximos meses. Sem dúvida, a observação de baleias é uma experiência inesquecível, mais um motivo para o turista estar em Ilhabela”.

Em 2022 fora registradas 106 jubartes em Ilhabela (Foto: Instituto Argonauta/ Divulgação)

Para os visitantes que buscam ter esse encontro emocionante, existem várias maneiras. A forma mais comum é fazer um passeio de barco, que permite chegar bem perto dos animais de forma segura. O show de biodiversidade marinha pode ser visto em passeios organizados pelos receptivos locais. Outra opção é conhecer os mirantes da Ilhabela e praias mais isoladas, especialmente para o lado sul, que oferecem uma vista panorâmica das aparições.

Quem tiver interesse, pode encontrar mais informações e também o contato de agências de passeios em: https://turismoilhabela.com/o_que_fazer/baleias-e-golfinhos-2/.

A cauda da baleia é sua impressão digital (Foto: PMI/ Divulgação)

One Reply to “Baleia ‘Pipoca’, símbolo de Ilhabela, é localizada após 5 anos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *