São Sebastião terá transporte público gratuito neste domingo de eleição

A Prefeitura de São Sebastião acatou recomendação do Ministério Público e implantou o transporte público gratuito no próximo domingo (30), dia do segundo turno das eleições. A decisão foi publicada em decreto municipal, na noite de quinta-feira (27).

Caraguatatuba

Em Caraguatatuba não haverá gratuidade no transporte público. Na cidade, Bolsonaro teve 40.760 votos contra 28.924 de Lula no primeiro turno para presidente.

O advogado Fábio Alencar Trindade, através da Secretária Estadual do Solidariedade Mulher, Mari Tavelli, enviou, nesta sexta-feira (28), um requerimento de gratuidade do transporte público coletivo para o segundo turno das eleições. O destinatário foi o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.

Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela também não irá aderir à gratuidade e lembra que aos domingos, a tarifa do transporte coletivo na cidade já é de R$1, para quem utiliza o bilhete eletrônico. No arquipélago foram 10.850 votos para Bolsonaro e 8.576 para Lula.

Ubatuba

Em Ubatuba haverá transporte gratuito apenas para as comunidades quilombolas e aldeias indígenas. Ademais, no município, o atual presidente também venceu, com 30.761 contra 18.491 do petista.

São Sebastião foi a única cidade da região com vitória do PT. Numa disputa acirrada, Lula obteve 22.764 votos contra 21.950 de Bolsonaro no primeiro turno.

Gratuidade em São Sebastião

A suspensão da cobrança tarifária abrange todas as linhas do transporte coletivo municipal, durante as 24 horas do dia 30 de outubro. Então, das 7 às 18h, os ônibus seguirão a tabela de horários dos dias úteis, com um número maior de linhas em relação aos finais de semana. Nas demais horas, fica valendo a tabela de domingos e feriados. Não será necessário apresentar documentação para ter direito ao benefício.

Na prática, a prefeitura de São Sebastião vai arcar com o valor integral da tarifa de cada passageiro transportado. A medida visa estimular o comparecimento dos eleitores às urnas.

Em São Sebastião, 15.089 eleitores deixaram de votar no primeiro turno. Logo, a abstenção de 22,74% na cidade foi mais alta que no Estado (21,63%) e no País (20,95%).

Porém, decreto original do transporte público gratuito saiu com data errada, concedendo gratuidade para o dia 30 de novembro. Depois de virar chacota em grupos de whatsapp, a prefeitura republicou o mesmo decreto, porém com a data corrigida.

Inapto para votar

O prefeito Felipe Augusto não está entre os 66.581 eleitores aptos a votar em São Sebastião. Um equívoco do cartório eleitoral deixou Felipe fora da lista. O erro teve origem na condenação do prefeito por improbidade administrativa, que suspendeu seus direitos políticos. A pena, entretanto, passa a valer somente depois que não houver mais possibilidade de recurso.

O cartório reconheceu o equívoco, mas não tem como alterar o cadastro e liberar o prefeito para votar. O sistema está ‘travado’ no período eleitoral.

Denunciados

O Ministério Público recebeu denúncias contra uma mesária e um fiscal do PSDB, flagrados preenchendo ‘colinhas’ para eleitores, em locais de votação da cidade. A reportagem apurou que a mesária é assessora da prefeitura, e o fiscal é irmão de diretor da prefeitura. O promotor eleitoral agora decidirá o que fazer com os dois casos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *