Ilhabela inaugura novo Museu Náutico em prédio histórico

Ilhabela inaugurou essa semana o novo Museu Náutico. O acervo, que ficava alocado em um imóvel na Água Branca, foi transferido para no prédio da antiga Cadeia e Fórum, na Vila, centro histórico da cidade. O local pode ser visitado gratuitamente, de segunda a quinta, das 10h às 18h e de sexta à domingo, das 10h às 21h.

O espaço abriga uma coleção de peças provenientes de naufrágios, principalmente do Príncipe de Astúrias, além de 21 painéis com informações e linha do tempo indicando os acidentes marítimos na região de 1825 até 1990.

Outro destaque do museu é a exposição sobre os naufrágios, resultado da recente pesquisa do historiador e arqueólogo Plácido Cali, que traz novos dados e imagens dos naufrágios. O acervo inclui também materiais com a história dos faróis costeiros de Ilhabela, como o Farol Ponta do Boi, de 1900 e maquetes de embarcações.

“Fiquei surpreso quando assumi a gestão e me deparei com um museu desmontado, com muitas peças deterioradas e algumas até extraviadas. Decepcionante! Hoje, com muita alegria, reabrimos o Museu Náutico de Ilhabela, uma importante conquista que demos início lá atrás e que irá proporcionar mais um atrativo cultural para a cidade”, destacou o prefeito, Antônio Colucci.

Naufrágios no museu

No arquipélago de Ilhabela há registro de 16 embarcações naufragadas e documentadas e mais 12 que necessitam confirmação, além de várias outras desconhecidas, encontradas por mergulhadores. Quase metade das embarcações naufragou entre 1900 e 1920. Entre elas, está uma uma das maiores tragédias: o caso “Príncipe de Astúrias”, que naufragou em 1916. Oficialmente 445 pessoas morreram e 143 sobreviveram. Entretanto o navio teria centenas de clandestinos que viajavam nos porões. Assim, estima-se que mais de 1 mil pessoas morreram.

Prédio histórico

Em outubro do ano passado, um dos ícones da arquitetura local e peça fundamental da história da cidade, a antiga Cadeia e Fórum de Ilhabela passou a ser administrado pela Prefeitura de Ilhabela, numa troca de edifícios, acertada com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

O prédio foi construído em 1914. Antigamente no andar térreo funcionava uma cadeia e, no superior, havia o Fórum da cidade. Seu estilo tem como principal característica a arquitetura eclética. Atualmente, ele é tombado pelo Governo e considerado patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico.

O Museu Náutico de Ilhabela fica localizado na Praça Coronel Julião, 115, na Vila.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *