A cidade de Ilhabela completou um mês sem registro de mortes decorrentes da Covid-19. Em todo o País, o índice de letalidade da doença vem caindo, conforme avança a vacinação, mas especialistas alertam para a importância de manter os cuidados nos próximos meses para evitar outra onda de contaminação.
No arquipélago, o último caso de óbito foi registrado em 8 de julho. Desde o início da pandemia do coronavírus em 2020, a cidade contabilizou 41 óbitos, um dos menores coeficientes de letalidade do Brasil: 0,52%.
A cidade tem cerca de 22% da população vacinada com segunda dose ou dose única. Foram aplicados 28.971 unidades do imunizante, sendo 20.055 de primeira dose, 8.056 de segunda e 860 doses únicas de 29.706 recebidas. Essa semana, Ilhabela inicia a vacinação da população acima de 26 anos, com atraso em relação ao calendário estadual, que está na faixa etária de 21.
Outras ações
De acordo com a Prefeitura, outras ações também contribuem para a baixa de mortes. A Secretaria de Saúde realiza o isolamento dos casos suspeitos e seus contatos intradomiciliares e a testagem dos contatos com casos confirmados.
Outra medida foi a implantação do Programa de Monitoramento Domiciliar em janeiro, que acompanha os casos com comorbidades. Enfermeiros analisam diariamente a situação dos pacientes suspeitos ou positivos para Covid-19 com maior risco de agravamento da doença.
Os pacientes que recebem alta do setor respiratório também são monitorados, por cinco dias, e o atendimento é feito por profissionais da enfermagem e da fisioterapia, para aqueles que precisam de acompanhamento.