Vereadores aprovam fornecimento gratuito de absorventes em Ilhabela

Os vereadores de Ilhabela aprovaram o projeto de lei que determina o fornecimento gratuito de absorventes para mulheres nas escolas públicas e postos de saúde da cidade. A intenção é reduzir a evasão escolar de alunas em período menstrual por falta de recursos para aquisição dos produtos e prevenir ainda doenças causadas pela higiene inadequada.

Uma pesquisa encomendada pela marca de cuidado íntimo Always, apontou que mais de uma em cada quatro jovens (29%) revelou não ter tido dinheiro para comprar produtos higiênicos para o período menstrual em algum momento de suas vidas no Brasil. Nas classes D e E, esse índice é chega a 33%.

A pesquisa revela ainda que o índice de mulheres sem acesso à absorventes no Brasil ultrapassa a estimativa global da ONU. A entidade estima que 1 em cada 10 meninas falte a escola durante a menstruação no mundo. Aqui esse, uma em cada quatro mulheres já faltou a aula por não poder comprar absorventes. Entre elas, 48% escondem o motivo de não ir às aulas e 45% acredita que o fato impactou negativamente no rendimento escolar.

Em Ilhabela, o projeto para reparar a pobreza menstrual foi proposto pela vereadora Diana Matarazzo e segue, agora, para sanção da Prefeitura.

“O fornecimento de absorventes, além de relevante para a educação e para a saúde das mulheres, também é uma forma de dar dignidade a elas. Hoje comemoro a aprovação desse projeto e fico feliz que temos nesta Casa, oito homens que apoiam projetos voltados a mulheres. E agora vamos aguardar o posicionamento do Executivo”, enfatizou a autora da proposta.

A vereadora ainda garantiu que seguirá lutando para que as mulheres tenham voz e reconhecimento na sociedade, e para mitigar os efeitos do machismo, que infelizmente ainda são encontrados nos dias de hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.