Litoral Norte suspende restrições contra Covid e comércios estão 100% liberados

As quatro cidades do Litoral Norte suspenderam as medidas de restrição contra a pandemia de Covid-19 e os comércios estão com 100% de ocupação e horários liberados. As prefeituras seguiram o decreto estadual de flexibilização, assinado pelo governador João Doria no início da semana.

Fica permitido o exercício de todas as atividades comerciais, exceto as que geram aglomerações (shows públicos e privados, casas noturnas, boates e danceterias, jogos e competições com público). Os cuidados de distanciamento de 1 metro entre as pessoas, uso de máscaras e álcool ainda é obrigatório.

As medidas poderão ser revistas levando em consideração o aumento dos números de casos, internações e mortes por Covid-19.

Em Ilhabela, o decreto foi assinado nesta quarta-feira (18). O controle de acesso na balsa continua mantido aos finais de semana até o dia 29 de agosto, sempre das 14h de sexta-feira até às 14h de domingo. Para o visitante, é exigido o exame RT-PCR com no máximo 48 horas antes do embarque para a cidade. Ou ainda o comprovante de vacinação contra Covid-19 (duas doses). Moradores estão liberados.

Ilhabela decretou liberação ontem (Foto: PMI/ Divulgação)

O arquipélago se aproxima de 40 dias sem registro de mortes causadas por coronavírus e, atualmente, não há nenhum paciente internado na cidade por conta do vírus.

A Prefeitura de Caraguatatuba publicou o decreto de liberação na terça-feira (17), com as novas medidas. A cidade observa uma queda nos casos da doença e está com 22% dos leitos de UTI com pacientes e 12% dos leitos de enfermaria com internações.

A fiscalização sobre a aplicação dos protocolos de segurança segue e o descumprimento das regras pode gerar multa no valor de até R$ 11.220 e cassação alvará de funcionamento e licenças.

Caraguatatuba também tem 100% dos comércios liberados (Foto: Luis Gava/ PMC)

São Sebastião também publicou o decreto nesta terça-feira. No município ainda ficam liberados a venda de bebidas alcóolicas nos estabelecimentos e os casamentos de qualquer porte, inclusive com utilização da pista de dança. Velórios e afins não precisam ter mais limite de pessoas ou duração, independente da causa da morte.

De acordo com a administração, a decisão leva em consideração a queda no número de pessoas contaminadas por coronavírus; diminuição no número de munícipes em quarentena domiciliar; redução no atendimento e na ocupação hospitalar devido à Covid-19 e avanço na vacinação. A cidade está há cerca de dois meses sem novos pacientes internados com ventilação mecânica na UTI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *