Com 17% da população vacinada, Semana Internacional de Vela começa sábado (24)

A 48ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela começa oficialmente neste sábado (24), no Yacht Club de Ilhabela (YCI), na Vila. O destaque deste ano é a retomada das atividades presenciais, com o avanço da vacinação contra Covid-19, e do reaquecimento da economia municipal, amplamente vinculada ao turismo.

A cidade está com aproximadamente 17,2% da população imunizada. No Brasil, esse número é de 15%. A Prefeitura segue com o controle de acesso na balsa aos finais de semana durante a Semana de Vela, com exigência de exame RT-PCR negativo para Covid ou comprovante das duas doses da vacinação.

Os velejadores que participam do evento também precisam apresentar um dos dois comprovantes, com no máximo 72 horas de antecedência, para realizar o credenciamento.

Durante os dias do evento, atletas, familiares e equipe técnica também devem ser testados. Somente com resultado negativo, os esportistas podem participar da competição.

“Estamos muito felizes em ter a volta da Semana Internacional de Vela de forma presencial. Vamos adotar todos os protocolos sanitários contra a Covid-19 e garantir a segurança de velejadores, equipe técnica e todos os envolvidos neste evento. A realização do evento é de suma importância para a nossa cidade. Além da parte esportiva, é um evento que movimenta muito nossa economia e marca o retorno dos grandes eventos em nossa Ilha” disse o prefeito de Ilhabela, Antônio Colucci.

Economia ilhéu

Na semana passada, as competições oceânicas começaram, com a realização da disputa de monotipos. Foram registrados mais de 200 inscritos para as provas. Segundo a Prefeitura, esta estriea já refletiu no comércio local e na ocupação de hotéis e pousadas, cuja taxa ficou em aproximadamente 60%.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, Sidney Covas, a realização deste evento traz um impacto econômico positivo para a cidade. “A tendência é que a taxa de ocupação aumente para os próximos finais de semana”, explica.

Semana de monotipos reuniu 200 atletas em ilhabela (Foto: PMI/ Divulgação)

Regatas da Semana de Vela

Outro destaque do retorno da competição pós pandemia é a união de competições presenciais e virtuais. Em 2019, as competições de vela reuniram mais de 120 veleiros de todo o País e nações vizinhas. No ano seguinte, marcado pela pandemia do coronavírus, o evento aconteceu 100% virtualmente. Em 2021, o grande encontro da modalidade volta para o mar, com as principais classes de vela oceânica, como ORC, RGS, Bico de Proa, Clássicos, C30 e HPE25, que também disputam em regatas online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *