O consultor autista Odir Veiga promove um pedal de conscientização do autismo neste sábado, com saída às 9h da praia Martim de Sá e chegada no Porto Novo, em Caraguatatuba. Serão 13 km de percurso, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade que o autista é uma pessoa normal.
“Espero que as pessoas com autismo possam viver sem preconceito e com inclusão”, ressalta.
A descoberta do autismo
Odir conta que sempre teve muitas perguntas sem respostas sobre vários aspectos de sua vida. “Tenho dificuldades em coisas consideradas fáceis para a maioria das pessoas, tal como minha falta de controle inibitório no comportamento”.
Por outro lado, Veiga flui bem em sua vida acadêmica; já fez bacharelado, licenciatura, MBA, especialização, mestrado, doutorado honoris causa, e, atua como professor especialista em faculdades e escola técnica.
“Durante a pandemia e a campanha eleitoral de 2020, quando me candidatei a vereador, pude perceber muitas dificuldades para lidar principalmente com a ansiedade e busquei ajuda médica”, explica.
Foi após uma longa avaliação psicológica, exames oftalmológicos, neurológicos e cardiológicos, que ele foi diagnosticado com Síndrome de Asperger, ou autismo de alto rendimento.
“Todas as deficiências necessitam de inclusão, mas o autismo por se tratar de uma síndrome invisível que possui uma enorme variedade de comprometimentos com diferentes graus de manifestação, depende de conscientização da sociedade para que os autistas e suas famílias consigam partilhar de uma vida prazerosa como qualquer outro indivíduo, o nome disso é dignidade”, conceitua Veiga.
Recentemente, após passar por situações difíceis, ele diz que “ao invés de assumir um papel de vítima, decidi ser protagonista e conscientizar as pessoas sobre o autismo através de minhas redes sociais”.
Quando Odir Veiga soube que o ciclista português Filipe Gaivão se preparava para pedalar 1.300 km de Braga até Lisboa, em Portugal, com intuito sensibilizar as pessoas para a Síndrome de Asperger, teve a ideia de fazer algo em Caraguatatuba. “Eu lanço o desafio e se ninguém aderir não tem problema, eu faço o percurso sozinho, o que vale é a intenção”.
Sobre a carreira política, Veiga não pretende mais ser candidato. “Quero me candidatar a ser feliz e viver uma vida com inclusão, mas sobretudo com dignidade, e, acreditem, isso já é uma campanha muito difícil”, conclui.
Serviço:
Pedal de conscientização do autismo
Data: 17/07/21
Horário: Concentração 8h e saída 9 h
Saída: Av. Dr. Aldino Schiavi, 1270, (próximo ao Rio Guaxinduba, Kiosk Ponto 4 da Martim de Sá)
Chegada: Alameda José Francesconi, 1690 – Praça de Eventos do Porto Novo
Informações: https://fb.me/e/2kpBmayAp?ti=wa