Hospital promove abraço entre mãe internada com Covid-19 e seu filho

A Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguatatuba, promoveu um emocionante abraço entre uma mãe internada com Covid-19 e seu filho. A iniciativa ocorreu nesta sexta-feira (7) por meio da chamada “cortina do abraço”, um equipamento desenvolvido durante a pandemia para viabilizar o contato entre pacientes sem causar o contágio pelo vírus.

A tela de plástico com quatro acessos para os braços evita a exposição do visitante ao coronavírus e, ao mesmo tempo, reaproxima os pacientes dos familiares. A ideia surgiu depois que um vídeo com a proposta, gravado nos Estados Unidos, viralizou e se tornou uma alternativa para driblar a tristeza do isolamento.

A iniciativa foi aprovada pela equipe de infectologistas do hospital, que selecionou uma paciente que estivesse com quadro clínico estável. Desde o início da pandemia, a Casa de Saúde Stella Maris promove visitas virtuais a pacientes com Covid com o auxílio de tablets.

Um presente para a mãe 

A escolhida para participar da experiência com a “cortina do abraço” foi a mãe Adriana Barcellos Vieira, de 48 anos, que está internada na enfermaria. Segundo a equipe, a decisão foi inspirada no Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (9).

“Nossa expectativa era que esse abraço trouxesse conforto, bem-estar e tranquilidade para a paciente e seu filho. Foi nosso presente de Dia das Mães”, disse o gerente assistencial do Stella Maris, Silvio Rabelo.

Para realizar o encontro, a equipe do Stella Maris montou a cortina no corredor de acesso à enfermaria. Devidamente paramentados, a paciente e seu filho, Guilherme, puderam se abraçar em segurança e matar a saudade. “Logo a senhora vai estar em casa. Eu te amo muito!”, disse o filho.

A paciente também recebeu o carinho do marido Luciano. O encontro emocionou toda a equipe do hospital.

O projeto integra o “Programa de Resposta Hospitalar à Pandemia” que visa contribuir com a recuperação e o bem-estar dos pacientes e tranquilizar seus parentes.

A Casa de Saúde Stella Maris conta atualmente com 22 leitos de UTI e 13 leitos de enfermaria exclusivos para pessoas com Covid-19. 92% dos pacientes da unidade são atendidos pelo SUS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *