A Prefeitura de Ilhabela confirmou um caso da nova cepa de coronavírus. Foi identificada no município a variante P1 do vírus Sars Cov 2, causador da Covid-19. A investigação foi concluída pelo laboratório do Instituto Butantan na última sexta-feira (5). A paciente está bem e fora do período de transmissão.
A variante P1 é a mesma que circula em Manaus, está associada a maior transmissibilidade do vírus e pode ser relacionada a maior gravidade da doença, principalmente em adultos jovens.
Vacina contra a nova cepa
Estudos preliminares apontam que a Coronavac e a Astrazeneca são eficazes contra a variante de Manaus do coronavírus. Segundo a agência de notícias Reuters, o estudo foi feito por meio do exame de amostras de sangue retiradas de pessoas vacinadas e testadas contra a nova cepa do vírus. O estudo ainda será ampliado para a obtenção de dados definitivos.
Um paper publicado pelo The New England Journal of Medicine mostrou o sucesso da vacina da Pfizer contra a cepa brasileira do coronavírus, assim como contra outras mutações encontradas no mundo até o momento.
Alerta
A orientação neste momento é que a população reforce os cuidados sanitários que já vem sendo implementados a fim de prevenir o avanço da transmissão. O uso de máscaras, higienização regular das mãos, uso do álcool 70% e distanciamento social são essenciais.
“O enfrentamento à Covid-19 é papel de toda a população. As medidas restritivas precisam ser respeitadas, quem puder, deve evitar sair de casa, mas se for necessário sair, deve-se usar máscara evitar aglomerações. O esforço precisa ser coletivo para que possamos controlar a transmissão da doença no município”, divulgou a Prefeitura de Ilhabela.
Segundo o boletim da Saúde, a cidade registra 5.300 casos confirmados da Covid-19, um dos índices mais altos da região, além de 28 mortes decorrentes da doença.