São Sebastião e Ilhabela pedem exames de Covid-19 para entrar nas cidades

Após a disparada de casos de Covid-19 e o anúncio do mega feriado de 10 dias decretado na Capital, as prefeituras de São Sebastião e Ilhabela optaram por medidas mais restritivas no acesso aos municípios. Decretos informam que os turistas terão que apresentar testes negativos para o coronavírus se quiserem entrar nas cidades.

Em São Sebastião, os testes PCR (cotonete) são feitos pelas equipes da Prefeitura nas divisas da cidade. A ação iniciou nesta terça-feira (23), na fronteira com Bertioga. Parte dos veículos com placas de outras cidades são parados e os ocupantes convidados a realizarem teste rápido para coronavírus.

De acordo com decreto publicado na noite de segunda (22), “fica proibida a entrada no município do visitante que testar positivo para Covid-19, sob pena de incorrer em crime contra a saúde pública”. No mesmo dia, na TV Vanguarda, o prefeito Felipe Augusto afirmou que haveria esse impedimento. “Se tiver positivo, não vai entrar”, declarou.

Mas o Nova Imprensa esteve no local, na manhã desta terça, e constatou que a informação não procede. Pessoas que tiveram resultado positivo foram orientadas a ficarem em isolamento, mas puderam seguir viagem.

A reportagem também observou que nem todos os veículos, com placas de outros municípios ou de padrão Mercosul, eram parados. Por volta do meio-dia, a fila se estendia por quase um quilômetro e bloqueou o tráfego na rodovia, já que não há acostamento na ponte que separa os dois municípios. Motoristas de São Sebastião também ficam presos no congestionamento.

Em nota, o DER informou ter autorizado a barreira sanitária, mas ressaltou que “é garantido o direito de locomoção pelas rodovias estaduais”.

Ilhabela

Em Ilhabela, a medida foi anunciada no fim da tarde desta terça e passa a valer na manhã de sexta-feira (26) até o dia 5 de abril. Segundo o decreto, será exigido de visitantes resultado negativo de teste PCR (cotonete), realizado na últimas 48 horas, antes do embarque na travessia de balsas e catamarãs.

A decisão não se aplica aos moradores do arquipélago, às pessoas imunizadas com a 2ª dose da vacina, aos prestadores de serviços essenciais e aos trabalhadores de estabelecimentos comerciais essenciais.

Balanço Covid-19

Em São Sebastião há 41 pessoas internadas, 10 intubadas e 97 óbitos confirmados pela Covid-19. No arquipélago vizinho, existem sete pessoas internadas, sendo quatro na UTI. O número oficial de mortes é de 34.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *