Codivap cobra reclassificação da região após aumento de leitos

A Associação dos Municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira (Codivap) enviou um ofício ao governador João Dória e secretários de Saúde, Jean Gorinteyn, e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, para comprovar a disponibilidade de leitos UTI Covid na região de forma a reclassificá-la para a fase laranja.

Com esse aumento, a região da Diretoria de Saúde – DR-17 (Taubaté) atinge novos índices de capacidade o que possibilita uma progressão de fase, com menos restrições, para as cidades no Plano São Paulo.

O documento foi assinado pelos cinco Prefeitos Dirigentes de sub-regiões – Aguilar Junior, prefeito de Caraguatatuba (SR-5), Izaías Santana (presidente do Codivap e prefeito de Jacareí – SR-1), Ana Sicherle (prefeita de São Luís do Paraitinga – SR-2), Marcos Soliva (prefeito de Cruzeiro – SR-3), Thales Fonseca (prefeito de Cruzeiro – SR-4) , além de Augusto Pereira (diretor executivo do Consórcio).

No documento, eles pedem critérios mais justos e detalhados nas decisões do Plano São Paulo, categorizando as cidades por macro regiões e levando em conta peculiaridades em termos de logística, número populacional, arranjos produtivos e econômicos locais, dentre outros.

Os representantes destacam que Caraguatatuba conseguiu aumentar em 13 o número de leitos na Casa de Saúde Stella Maris, e Guaratinguetá e Taubaté, mais 10 leitos cada uma, além de outros 10 que devem ser abertos em Taubaté na próxima semana, a região consegue índice para a progressão de fase.

Codivap lembra de comércios

“Após 11 meses de aplicação e execução do Plano São Paulo, já temos conhecimento e informações suficientes para entendermos que uma nova classificação deve considerar a efetiva participação dos estabelecimentos comerciais ou dos prestadores de serviço na geração de aglomeração e na contribuição para disseminação vírus”, assinam os prefeitos.

Izaías Santana é o presidente do Codivap (Foto: Divulgação)
Izaías Santana é o presidente do Codivap (Foto: Divulgação)

Para eles, esses profissionais autônomos ou pequeno e micro empresários também devem ser classificados por categoria de municípios, considerando a população, densidade geográfica, a logística de funcionamento das cidades e a distância desses municípios do polo central da cidade sede da região.

“Se no futuro tivermos que impor novas restrições das atividades econômicas, que se leve em consideração esses critérios que são essenciais ao lado da análise médica, construída por profissionais de saúde pública e epidemiologistas que combatem a pandemia. É preciso um estudo mais aprofundado das características das nossas cidades”, frisam.

Um ponto importante para o Litoral Norte após esse encontro do Codivap foi o prefeito Aguilar Junior assumir uma cadeira como representante da região.

O Litoral Norte registrou, até o momento, 22. 757 casos da Covid e 330 óbitos. Também são 20.941 recuperados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *