Litoral Norte se prepara para campanha de vacinação contra Covid-19

A vacinação emergencial contra a  Covid-19 foi autorizada, neste domingo (17), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e as primeiras pessoas do grupo prioritário (idosos acima de 75 anos e profissionais da saúde) já começaram a receber as doses. No Litoral Norte ainda não há data para chegada das vacinas, mas as Prefeituras já começam a se mobilizar para iniciar a campanha.

A Prefeitura de Caraguatatuba requisitou algo em torno de 20 mil doses para aplicar na primeira etapa. A cidade vai centralizar dois locais para estoque das vacinas e encaminhará diariamente doses à 11 unidades de saúde do município, com apoio de escolta. A aplicação será das 8h30 às 16h.

Em Ilhabela, a secretaria de Saúde informou que adquiriu insumos (seringas, agulhas e outros) suficientes para que a vacina seja administrada em todas as unidades de saúde do município. Não foi divulgado o esquema de logística, nem a quantidade de doses.

A Prefeitura de Ubatuba afirmou que já possui estoque de agulhas e seringas para iniciar a vacinação, bem como ata de licitação aberta para adquirir mais insumos e dar continuidade à ação após iniciada. Também possui equipamentos de proteção individual (EPIs) para as equipes, como máscara cirúrgica, proteção ocular ou facial e aventais. O município recebeu ainda um refrigerador científico da Elektro para armazenar as vacinas.

Apenas a cidade de São Sebastião deu previsão de data para a vacinação. O prefeito Felipe Augusto prometeu iniciar a primeira etapa no dia 20 deste mês. Ele também garantiu que estão preparados para a campanha, com estoque de 40 mil seringas e aguardando 90 mil unidades do governo do Estado.

As autoridade locais lembram que até a aplicação da segunda dose da vacina em pelo menos 70% da população, os cuidados de higiene e distanciamento social devem permanecer. “Precisamos seguir os protocolos de segurança, estamos entrando na fase laranja do Plano São Paulo. A Anvisa ter aprovado as vacinas nos trouxe esperança, mas temos que redobrar os cuidados”, declarou o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior.

Vacinação

Nesta primeira fase da campanha, serão priorizados os grupos com maior exposição à infecção e maior risco para agravamento e óbito pela doença. Serão vacinados trabalhadores da saúde, pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas); pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em residências inclusivas (institucionalizadas) e população indígena vivendo em terras indígenas.

O escalonamento desses grupos populacionais para vacinação se dará conforme a disponibilidade das doses. Neste primeiro momento, a vacinação casa a casa será realizada para indivíduos desses grupos que estejam acamados.

A vacina desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Butantan será aplicada em duas doses, com intervalo de duas a quatro semanas entre cada uma.

Agora, os municípios aguardam disponibilização e orientações do governo do Estado para que distribuírem o imunizante para a população.

Balanço Covid-19

O Litoral Norte registra 17.063 casos confirmados do coronavírus e 270 mortes. Caraguatatuba tem 6.201 testes positivados e 132 óbitos. Ilhabela tem o segundo número maior de contaminações na região, com 4.165 casos e 19 mortes. Em São Sebastião são 3.374 pessoas que testaram positivos e 67 que morreram pela doença. Na cidade de Ubatuba, os casos chegam a 3.323 e 52 óbitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *