Após deslizamento de terra, Caraguatatuba entra em estado de alerta

Após o deslizamento de terra ocorrido em um morro no bairro Cidade Jardim, em Caraguatatuba, a cidade entrou em estado de alerta. Equipes do Instituto Geológico (IG) e da Defesa Civil do Estado ainda definiram perímetros de risco, onde serão necessárias interdições totais e parciais. A situação deve permanecer assim até abril, quando o período de chuvas encerra.

O acidente aconteceu na última sexta-feira (15) e uma grande quantidade de terra desabando foi registrada em vídeo por moradores que estavam no local. Não houve feridos.

A coordenadoria da Defesa Civil de Caraguatatuba trabalha na logística para fechar as áreas de risco e adotar as medidas necessárias para contenção de novos deslizamentos.

Análise

Conforme o relatório do IG, embora atenção especial deva ser dada à área do deslizamento quando registrados altos valores de índices pluviométricos, também ée importante realizar o monitoramento durante todo o período chuvoso até que se defina a viabilidade de intervenção para remoção ou estabilização do morro.

Entre as recomendações emergenciais preliminares estão o monitoramento da evolução dos processos erosivos e instabilidades no solo, como trincas, movimentação de blocos e degraus. Além de atenção especial à evolução das trincas presentes na parte superior do terreno.

Também ficou definida a interdição de edificações próximas; sinalização adequada na área exposta ao risco, isolando as edificações interditadas e impedindo o acesso de transeuntes ao local; além de promover o redirecionamento das águas superficiais na porção do topo do talude, de forma a evitar a infiltração através da superfície colapsada.

Deslizamento e as interdições

Na ocasião do deslizamento de terra, as chuvas acumuladas no município foram de 166 mm em 72 horas. A terra atingiu parte do terreno situado aos fundos do comércio da Avenida Ipês. Os 600 metros cúbicos de terra atingiram também dois caminhões e um trator.

A equipe técnica apontou que as porções dos fundos dos imóveis da Avenida Ipê, entre os números 105 e 115 podem ser atingidos por escorregamentos de solo e rocha alterada, similares ao ocorrido, uma vez que as condições de terreno e de estabilidade são iguais àquelas observadas no trecho de ocorrência do processo.

No Condomínio Village Itaperubá, situado na Avenida Castello Branco, as equipes do IG e Defesa confirmaram a avaliação de Caraguatatuba – que a edificação que ocupa as unidades 30, 31 e 32, próxima à base da encosta, apresenta evidências de instabilidade, observadas na data da vistoria.

Diante disso, esses locais, mais o campo de futebol do condomínio deverão ser interditados durante o chamado período chuvoso. As outras moradias deverão permanecer sob monitoramento da Defesa Civil durante o período de chuvas, desde que mantidas as condições atuais do talude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *