A partir desta terça-feira (1º/12) até 31 de março de 2021, cerca de 200 novos guarda-vidas temporários ligados ao Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) vão atuar nas praias do Litoral Norte. A maior parte fica em Ubatuba, cidade onde tem maior índice de ocorrências de afogamento e salvamento.
Prefeituras e Estado fizeram parceria para aumentar a guarnição neste período que a região passar de cerca de 400 habitantes para uma população flutuante que ultrapassa 1,5 milhão em Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião.
De acordo com o comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) no Litoral Norte, capitão João Batista Rapaci, Ubatuba recebem a maior quantidade de homens porque tem cerca de 100 quilômetros de praias, sendo que boa parte parece tranquila, mas é traiçoeira.
“O volume de banhistas é muito grande nas praias da cidade, por isso é preciso atenção redobrada uma vez que muitos acham que o mar é tranquilo”, explica. São 55 guarda-vidas por tempo determinado (GVTD) enviados pelo Estado e 40 guarda-vidas temporários (GVTs) contratados pelo município.
São Sebastião também deveria ter número semelhante de bombeiros devido à extensão do município, cerca de 100 quilômetros, mas serão apenas 48. A maior dificuldade, de acordo com Rapaci, é conseguir pessoas que queiram passar a temporada de verão trabalhando nas praias. “Mas é importante ressaltar que todos que se inscrevem, passam por seleção e curso e precisam ser considerados aptos”.
GBMar alerta para riscos
As praias , principalmente da Costa Sul, são muito procuradas por surfistas, veranistas e turistas, mas também escondem segredos para quem não conhece a região. As chamadas correntes de retorno são um dos principais perigos identificados, principalmente em praias conhecidas mundialmente, como Maresias, onde no domingo passado um garoto de 12 anos morreu e seu irmão, de 15, ambos de Indaiatuba (SP), ainda não foi localizado.
“Praia é muito bom, mas quem não conhece bem a região, deve procurar aquelas mais tranquilas. É importante, também, sempre lembrar o lema dos bombeiros: água n o umbigo, sinal de perigo”, reforça Rapaci.
Caraguatatuba recebeu 24 GVTs contratados pelo município e mais 20 GVTD vindos do Estado que já estão em ação nas principais praias da cidade.
Em Ilhabela, até momento apenas o Estado teria liberado 10 guarda-vidas, faltando a prefeitura fechar o convênio para aumentar as guarnições nas praias.
Nessa parceria, cabe ao município pagar salários e benefícios aos GVTs aprovados no processo seletivo e ao Estado o treinamento e escalas.