Com avanço da Covid, Litoral Norte cancela festas de Réveillon e eventos de verão

O retrocesso das cidades do Litoral Norte à fase amarela do Plano São Paulo fez as administrações municipais recuarem em relação às festividades do Réveillon e eventos, como os tradicionais shows da alta temporada de verão.

Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela já confirmaram que não haverá queima de fogos bancadas pelas prefeituras. Ubatuba deve definir, nesta sexta-feira (4), junto ao comitê de retomada, mas a perspectiva é de cancelamento das festas de Réveillon.

“Os shows de verão e a tradicional queima de fogos foram cancelados pela Secretaria de Turismo. Todos os eventos nos quais as pessoas tiverem que ficar em pé, estaremos restringindo ”, enfatiza Aguilar Junior.

Conforme o novo decreto, publicado nesta quinta-feira (3), haverá diversas restrições para evitar problemas no período de Réveillon e na temporada. “A partir de sexta-feira, nosso objetivo é coibir os comércios em que as pessoas fiquem de pé e orientá-las a não fazerem festas domésticas, familiares no Natal e Réveillon, que são as que mais estão transmitindo a Covid-19”, explica o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.

De olho nessa fiscalização, a Prefeitura anuncia que vai adotar medidas mais duras em relação aos proprietários de residência que permitem a realização de festas particulares, promovendo aglomerações e perturbação do sossego público. A administração utilizará drone para identificar e registrar os locais de festas particulares e notificar/multar os proprietários das residências.

Com o retorno para fase amarela, a Prefeitura de Caraguatatuba limitou a capacidade de lotação dos estabelecimentos em 60%, fixou o horário de atendimento comercial em 12 horas diárias, com limite de funcionamento até às 23h. Os ônibus e vans de turismo de um dia continuam proibidos, com exceção para transporte das pessoas que tenham reservas em hotéis e pousadas da cidade.

As práticas esportivas ao ar livre estão permitidas com uso de máscara, limpeza e higienização de equipamentos e distanciamento adequado, entre outros protocolos de segurança. Nas atividades náuticas individuais será necessário fazer a limpeza e higienização de equipamentos.

As multas podem ser aplicadas por várias infrações: não utilização de máscaras, funcionamento do estabelecimento fora do prazo de horário definido por decreto, perturbação de sossego, realização de festas sem autorização, entre outras. Os valores podem variar de R$ 500 a R$ 5 mil, dependendo de cada infração recebida.

A cidade terá o Plano Verão da Saúde para atendimentos de pacientes com suspeita do novo coronavírus. Em relação ao trabalho de conscientização, será lançada a Campanha “Verão sem Covid”. Cartazes serão distribuídos em locais de mais circulação de pessoas, faixas serão instaladas em locais públicos e uma campanha publicitária será feita na cidade nesta temporada de verão, por conta do aumento no número de pessoas no período de verão e Réveillon.

O prefeito Aguilar Junior solicitou mais uma vez o apoio do Governo do Estado nesse período de alta temporada e Réveillon. “Boa parte das casas de Caraguatatuba é de veraneio. Pedi uma reunião presencial com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, os quatro prefeitos do Litoral Norte e os dois prefeitos eleitos de Ubatuba e Ilhabela para tratar todos os pontos de fiscalização, principalmente em relação à segurança pública”.

Flexibilidade

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, anunciou que mantém a flexibilização do comércio local, contudo, confirmou que vai suspender a programação de verão, Natal e Réveillon com base na evolução do vírus na cidade.

Segundo ele, a cidade tem números diferentes da Grande São Paulo e capital. “Aqui conseguimos criar um ambiente de segurança e 92% das pessoas atendidas foram salvas do coronavírus”. Ainda conforme ele, São Sebastião tem a maior testagem em massa no Estado e no país. “Não há qualquer previsão para fechamento do comércio ou encerramento das atividades de academias ou ambulantes”, assegurou.

Ele disse que ainda nesta semana apresenta ao Ministério Público (MP) índices para construir uma solução para que o comércio não seja mais prejudicado do que já atingido neste ano. “Seguiremos os protocolos de segurança e saúde, as orientações do MP e as recomendações das autoridades de saúde e sanitárias para que possamos continuar preservando vidas e mantendo a atividade comercial”.

São Sebastião registra 2.530 casos do novo coronavírus. Dados da Secretaria da Saúde apontam 1.058 internações pelo coronavírus desde março. Outro registro, no mapeamento do vírus na cidade, é o de 51 óbitos por Covid-19. Até o momento, mais de 21.929 testes rápidos foram realizados no município (correspondente a 24,2% da população sebastianense).

Canal apagado no Réveillon

A tradicional queima de fogos do outro lado do Canal de São Sebastião também está cancelada, segundo a Prefeitura de Ilhabela. Até ontem o município havia contabilizado 2.329 casos confirmados, sendo 2.133 recuperados e 14 óbitos.

Já em Ubatuba, a prefeitura informou que os autoridades de saúde devem se reunir nesta sexta-feira para definir novas regras do decreto e adequações, mas a indicação é para não ter a queima de fogos realizada pela administração municipal no Réveillon.

O município tem 2.220 casos confirmados, sendo 2.101 recuperados e 45 óbitos.
Os prefeitos eleitos de Ilhabela, Antônio Colucci, e Flávia Pascoal, de Ubatuba, que assumem no dia 1º de janeiro de 2021, ainda não definiram essas ações relacionadas à alta temporada e turistas. Neste período que vai do Réveillon ao Carnaval, o Litoral Norte costuma receber mais de 1,5 milhão de turistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *