Ambiental flagra extração ilegal de areia em Caraguatatuba

Após recebimento de denúncia anônima, policiais ambientais flagraram, nesta terça-feira (6),  a extração ilegal de areia ocorrida na Estrada Abra de Dentro, Pegorelli, região sul de Caraguatatuba.

Ao chegarem no local, os policiais visualizaram um caminhão basculante onde dois homens extraiam areia próximo ao leito de rio, o que caracteriza área de preservação permanente. Levantamento aponta desmatamento  em  0,02 hectares da vegetação nativa do Bioma de Mata Atlântica.

Indagados sobre a autorização dos órgãos competentes, o  proprietário do caminhão e o ajudante confessaram não ter nenhuma.

Diante do flagrante, foi registrado auto de infração ambiental pelo crime ambiental de destruir ou danificar floresta ou demais formas de vegetação natural ou utilizá-las com infringência das normas de proteção e por extrair de florestas de domínio público ou consideradas de preservação permanente, sem prévia autorização, pedra, areia, cal ou qualquer espécie de minerais.

O caminhão foi apreendido por ser objeto utilizado para prática do crime ambiental, porém, em razão de não possuir local para destiná-lo, foi deixado como fiel depositário ao proprietário.

Extração ilegal de areia foi flagrada em Caraguatatuba (Foto: Divulgação/Polícia Ambiental)

“A mineração é uma atividade que sempre provoca impacto ambiental, não há como escavar o solo atrás de minérios e não provocar impactos. A extração de areia, especialmente quando realizada sem regulação ou supervisão, pode danificar rios, causar erosão de praias e destruir ecossistemas costeiros”, explicou a Polícia Ambiental.

Ainda conforme a corporação, a areia do rio acaba atraindo extratores ilegais. Ela é considerada particularmente perfeita para o concreto porque é espessa e não contém sal, que pode provocar a corrosão de metal e outros materiais de construção.

“É importante destacar que a extração ilegal pode provocar a alteração do fluxo e da capacidade do rio e causar secas”, reforçou a Ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *