Oito homens foram flagrados realizando pesca ilegal na proximidades do arquipélago de Alcatrazes, em São Sebastião, a noite da última sexta-feira (6). Cada um deve pagar multa de R$ 2,5 mil (sendo o dobro para o responsável pela embarcação) por crime ambiental, totalizando R$ 22,5 mil.
Fiscais do ICMBio Alcatrazes flagraram a embarcação de pesca amadora no parcel das 5 milhas, local de grande importância para as espécies protegidas pela Unidade de Conservação (UC). Segundo o órgão, o local teria sofrido grande estrago se a equipe não tivesse chegado a tempo.
Foram encontrados três peixes durante a infração e, além disso, foram apreendidos todos os petrechos de pesca, que contabilizaram 18 varas com molinete ou carretilha e quatro caixas de equipamentos diversos de pesca. A embarcação também foi apreendida, mas deixada em depósito com o proprietário até o julgamento do auto de infração.
O crime cometido em horário noturno, assim como em finais de semana, é agravante da pena. O ICMBio informou que está intensificando a fiscalização neste períodos. Inclusive, na madrugada do último sábado (7) os fiscais estiveram novamente no arquipélago com apoio da Polícia Militar Ambiental de São Paulo, e desta vez, nenhum ilícito foi constatado.
Conforme determina a lei, o fato será comunicado ao Ministério Público Federal para que este proceda a abertura de processo criminal em desfavor dos autuados.