Turista sofre convulsão em Castelhanos e é socorrida pelo Águia

Mulher de 62 anos recebeu primeiros socorros de um médico que estava de folga no local

0
78
O acidente aonteceu na tarde desta quinta-feira (Foto: Divulgação)

Uma mulher de 62 anos, turista de São Carlos, passou mal em um quiosque na Praia de Castelhanos, em  Ilhabela, por volta das 13h desta quinta-feira (23), e teve que ser socorrida pelo helicóptero Águia, devido a dificuldade de acesso à comunidade caiçara.

- Publicidade -

A idosa estava na praia com seus familiares, quando de repente começou a convulsionar na mesa do quiosque, segundo o Capitão João Batista Rapaci, do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBmar). Os guarda-vidas foram chamados e havia um médico de folga no local, que auxiliou nos primeiros socorros.

O GBmar e o Samu foram chamados e a turista convulsionou novamente; o médico temia que ela sofresse um acidente vascular cerebral (AVC) esquêmico. O helicóptero da PM foi chamado e em 15 minutos chegou ao local.

O Águia saiu de Ubatuba, foi até Castelhanos, resgatou a vítima e a levou ao Hospital Mário Covas, do outro lado do arquipélago. Segundo informações de Rapaci, o estado a vítima está em bom estado de saúde e já foi liberada pelos médicos.

Difícil acesso

A comunidade tradicional caiçara da praia de Castelhanos tem acesso resrito. É necessário veículos altos e potentes ou 4×4 devido à dificuldade do percurso na trilha. Por isso, qualquer tipo de socorro demora mais a chegar do que em outras regiões.

Na temporada, com muitos turistas visitando todo o litoral norte, há um helicóptero Águia à disposição, assim como guarda-vidas em todas as praias e visitas do Gbmar pelo mar.

No restante do ano a estrutura é reduzida e o tempo de socorro pode aumentar, de acordo com as condições climáticas para acesso do Águia de São José dos Campos ou mesmo do litoral sul.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui