Criança se afoga em piscina e pai morre tentando salvar filho no mar

O Natal foi marcado por duas graves ocorrências em cidades do Litoral Norte. Na praia de Santiago, Costa sul de São Sebastião, por volta das 9h30, um garoto de sete anos estava com dificuldade em sair do mar, então seu pai, de 37 anos, tentou ajudar assim como um casal que também estava auxiliando. De repente o homem começou a convulsionar na água e foi retirado do mar pelo casal, que chamou o Corpo de Bombeiros.

Quando a equipe do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) chegou,  a vítima já estava em parada cardiorrespiratória. Os guarda-vidas iniciaram os procedimentos de Ressuscitação Cardiopulmonar até que a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com médico chegou e continuou o atendimento no local. Posteriormente, o médico atestou o óbito. Ele e a família eram moradores de Caraguatatuba.

Em Ubatuba, turistas de Minas Gerais estavam hospedados em uma casa de temporada, na Praia Grande, passando férias,  quando a criança de um ano e três meses, do sexo masculino, se afogou na piscina do local.

O GBMar foi solicitado e encontrou o bebê em parada cardiorrespiratória. Eles também fizeram os procedimentos de Ressuscitação Cardiopulmonar e o conduziram ao Pronto Socorro de Ubatuba em estado grave. A criança foi transferida para o Hospital Regional de Taubaté, porém, não resistiu e morreu nesta quinta (26).

Segurança

O comandante do GBNar, capitão João Batista Rapaci, orienta as pessoas que vem ao litoral com crianças procurem manter as piscinas cercadas e verifiquem se possuem ralo anti sucção.

Tanto no mar quanto em piscina, Rapaci informa que crianças até seis anos de idade devem estar acompanhados de um adulto na distância máxima de um braço para que o socorro, em uma necessidade, possa ser feito rapidamente.

Em caso de crianças maiores, ainda assim é importante que tenha um adulto supervisionando o tempo todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *