1° Festival de Samba e Pagode reúne 16 bandas em Ilhabela

O 1° Festival de Samba e Pagode de Ilhabela vai reunir 16 grupos musicais locais, neste domingo (18),  na quadra da Escola Waldemar Belisário, bairro do Itaquanduba, com início às 12h.

Estão escaladas para subir ao palco ao longo do dia as bandas: Pronúncia no Olhar, Cantores da Batucada dos Mestres, Grupo Tia Ciata, Helinho do Pagode, Deivid e Banda, Southsamba, Diniz e Banda, Grupo Mais Simpatia, Marcelo Batuque e Formação de Quadrilha, Mistura de Som, Nico e Banda, Meninos do Samba, Triboluz, Bruxos S/A, Banda, Mistura Fina e Raízes de Ilhabela.

Segundo a prefeitura, o evento tem como objetivo celebrar o samba e o pagode, valorizando a cultura e dando a devida importância às várias bandas que há no arquipélago, que levam representatividade, música boa e alegria a tantos eventos por toda a cidade.

“A ideia dos festivais é valorizar o músico local, nossos artistas de Ilhabela, reunindo pessoas que trabalham nesse segmento artístico, de forma a gerar congraçamento, juntar as pessoas e descentralizar a cultura, expandido para dentro dos bairros. Já aconteceu na Barra Velha, com o festival do rock, agora no Itaquanduba, com o samba e pagode e assim pretendemos levar o melhor da música para os demais bairros da cidade”, ressalta o secretário de Cultura, Adalberto Lopes, o professor Beto.

A entrada para prestigiar o evento é 1kg de alimento, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela, e revertido às famílias carentes que procurarem a instituição.

O samba adquiriu diferentes formatos ao longo de várias décadas, entre os quais, “samba de breque”, “samba-canção”, “samba-enredo”, “samba de partido-alto”, “samba-puladinho”, “samba-sincopado” (ou gafieira), “samba de rancho”, “samba de roda”, “samba com Axé” e “Samba-Reggae”. Sendo o pagode, mais uma forma derivada do samba, no final da década de 70.

O pagode apresenta diferenciações nítidas do samba. Tem andamento mais ligeiro, agressivo, além de introduzir o repique de mão (criado pelo músico Ubirany, do grupo Fundo de Quintal), o tantã (criado pelo músico e compositor Sereno, do grupo Fundo de Quintal) e o banjo com braço de cavaquinho (criado por Almir Guineto). É um ritmo mais festeiro do que o samba tradicional.

A quadra da escola Waldemar Belisário fica situada na rua Nova Dois, no bairro do Itaquanduba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *