Ilha dos Búzios recebe palestra sobre educação ambiental e limpeza

A comunidade da Ilha dos Búzios, no arquipélago de Ilhabela, recebeu a palestra “Impacto da Poluição Marinha nas Comunidades Tradicionais”, na última terça-feira (16). O local abriga cerca de 100 moradores e uma vida marinha fascinante, com tartarugas, raias e uma variedade grande de peixes.

A ilha fica a aproximadamente 15 km do lado leste da Ilha e os moradores de lá vivem da pesca e do artesanato. Além da palestra, foi feito um mutirão de limpeza pela trilha, onde foram recolhidos garrafas pet, material de pesca e plástico. Foram deixadas para os moradores ecobags, com o intuito de reduzir o uso das sacolas de plástico.

Levando em conta a importância da preservação do local, a Ação Lixo Marinho levou para adultos e crianças da comunidade temas como produtividade na pesca, influência do lixo e seus impactos na pesca e no turismo, alternativas para descarte e armazenamento correto do lixo e perda de renda para os moradores.

“Os moradores relataram como o lixo marinho vem afetando a pesca e consequentemente a renda deles. Dar a palestra para essa comunidade foi uma troca de experiência muito rica, tanto para a equipe da OPL, quanto para a comunidade”, relatou o engenheiro ambiental Kelvin Teixeira, que esclareceu as dúvidas dos moradores.

A Ação Lixo Marinho teve início em fevereiro e segue até o final do mês de abril, pelo mar e nas comunidades tradicionais conscientizando pescadores e ocupantes das embarcações sobre o descarte correto do lixo, realizando palestras e mergulhos para a coleta de lixo submerso.

A ação Lixo Marinho realizada pela empresa Operação Praia Limpa é contratada pela Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da Secretaria de Meio Ambiente, e recebe o apoio institucional das empresas Concessionária Chevrolet Veibrás, Macboot, Rádio Ilhabela FM, ABLM, Instituto Supereco e KL Ambiental – Engenharia e Consultoria.

Para conhecer mais sobre o Projeto Operação Praia Limpa visite o Facebook: https://pt-br.facebook.com/operacaopraialimpa/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *