Caminhões acima de 23 toneladas estão liberados na Rio-Santos

A circulação de veículos de cargas acima de 23 toneladas foi libeada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) na rodovia Rio-Santos (SP-55), em São Sebastião. A decisão foi tomada após a conclusão da primeira etapa das obras emergenciais para conserto do trecho que deslizou com as chuvas no dia 11 de março, na altura no Km 115,9.

Com a continuidade das obras, porém, a restrição de passagem segue para caminhões acima de 45 toneladas. Ao todo, os serviços emergenciais para garantir a segurança no local devem durar três meses e estão orçados em R$ 1,7 milhão.

O estaqueamento da pista atingida pela erosão foi a primeira parte das obras que o DER realiza no trecho. Após essa fase, o departamento continua com os trabalhos de recuperação do talude, da pista e do aterro.

Multa

Para a fiscalização, dois postos de pesagem, do tipo volante ou móvel, foram posicionados nos quilômetros 114,5 e 120. A operação das balanças é diária, das 6h às 18h. Após o período, a fiscalização é realizada por agentes da Polícia Militar Rodoviária, por meio da checagem da nota fiscal da carga transportada e dos eixos que compõe as combinações dos caminhões.

Caso o caminhão desrespeite a verificação realizada no posto de pesagem, ele será autuado com base no Artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro, cuja multa é de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.

Chuva recorde

No último dia 11 de março, fortes chuvas causaram deslizamentos no local: o talude cedeu, comprometeu o aterro e parte da pista foi levada pela força das águas. Em 12 horas, o registro de chuvas foi de 124,5 mm, o que representa mais da metade da média de chuva para março na região.

A restrição aos veículos de 23 toneladas estava prevista na Portaria SUP/DER 070-23/03/2019, publicada no Diário Oficial do Estado em 15 de março e que foi revogada no sábado (6). A nova restrição, para caminhões acima de 45 toneladas, foi publicada na forma de portaria com validade para esta segunda-feira (8).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *