Vigilância flagra barco infestado de larvas do mosquito da dengue

A Vigilância Epidemiológica de São Sebastião flagrou um barco com uma grande quantidade de larvas do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, na manhã desta sexta-feira (5), no interior de uma residência do Bairro São Francisco. O proprietário está infectado pela doença.

Além dele, segundo a Vigilância, na região em que o barco foi encontrado, houve quatro casos da doença confirmados. Em 2019, 79 casos de dengue foram confirmados entre mais de 1 mil notificações recebidas pela Secretaria Municipal de Saúde. A cidade registrou um óbito em decorrência da doença.

Ainda de acordo com a Vigilância, na maioria dos casos positivos da doença são encontrados criadouros do mosquito no imóvel da pessoa infectada, o que acarreta a contaminação e a disseminação do vírus no município.

Diariamente equipes de combates a endemias acompanham a movimentação do vírus na cidade. A partir das notificações recebidas nas unidades de saúde é identificado o ponto principal das ações de combate à proliferação do mosquito.

Além disso, vistorias em imóveis para identificação e remoção de criadouros estão sendo realizadas para aplicação de inseticida para eliminação dos mosquitos adultos em um raio de 150 metros do local onde foi encontrado o caso positivo.

Prevenção

É importante frisar que o uso constante de repelentes é uma das principais armas individuais de combate à doença. Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem o nosso quintal e também os dos vizinhos.

Medidas simples podem evitar a dengue como, por exemplo: evitar o acúmulo de água; manter garrafas vazias ou baldes virados para baixo; não deixar entulho no quintal ou nas ruas; cobrir as caixas d’água, poços ou piscinas e manter as calhas de água limpas; colocar terra ou areia nos pratos dos vasos de planta; manter a lata de lixo devidamente tampada e guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *