Pesquisadores do IPT vistoriam áreas alagadas do Portal da Olaria

Técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) estiveram em São Sebastião, na sexta-feira (8), para vistoriar vários pontos onde os alagamentos têm sido frequentes durante as chuvas. Acompanhados do prefeito Felipe Augusto e funcionários da Prefeitura, eles passam pelo Portal da Olaria, São Francisco e Pontal da Cruz, todos na região central.

Diante do que viram, o pesquisador Gérson Salviano de Almeida Filho explicou que agora será elaborado um projeto apontando o que pode ser feito na área em relação à bacia de contribuição de água que fica sem escoamento com chuvas fortes.  “Conhecemos o problema, agora vamos propor soluções para evitar nos alagamentos”, disse sem antecipar como seria.

Presente nas vistorias, o prefeito Felipe Augusto disse que a abertura de uma galeria para escoamento da água eu desce do morro é a solução mais plausível. “Será uma viela sanitária fechada com capacidade de vazão de toda essa água que vem do condomínio e do morro e hoje não tem para onde seguir”.

Para isso, ela adianta que uma área já foi desapropriada e por se tratar de faixa da Marinha aguarda autorização da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para dar início ao projeto e futura obra.

Outra vistoria foi no córrego que desce do São Francisco e atravessa a Rua Gilberto Pedro Rego, onde os técnicos avaliaram que será necessário trocar o sistema de drenagem do local, de tubo para aduela para que a água não transborde.

“Tem uma ponte no local e uma galeria de 100 metros de diâmetro que provoca o estrangulamento dessa ponte. Com as novas construções, o curso do rio foi alterado e agora sempre tem esse problema de alagamento no bairro.

Nesta segunda-feira terá início a obra para abrir a valeta, fazer uma galeria de dois metros, sem o estrangulamento. “Só que após o início da licitação, a obra deve ficar parada por cerca de um mês, que é o prazo burocrático”, esclareceu o prefeito.

A comitiva também esteve no Pontal da Cruz, onde já é feita uma oba de drenagem. A Prefeitura instala uma nova linha de dutos no início da Rua Ermínio Dela Guardiã, onde a tubulação antiga estava danificada por raízes de árvores que impediam a drenagem da água. Em uma viela localizada do outro lado da avenida Manoel Teixeira Leite será feito aumento da grelha de captação da água pluvial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *