A Elektro, empresa responsável pelo serviço público de distribuição de energia elétrica em Ilhabela, bateu o recorde de reclamações devido as interrupções no fornecimento no período de dezembro de 2018 a janeiro de 2019. Os dados são do Procon e motivaram que o prefeito Marcio Tenório convocasse diretores da companhia para cobrar melhorias.
Na reunião, realizada no Paço Municipal, nesta terça-feira (29), o prefeito reiterou cobranças anteriores e destacou que a cidade vive uma situação deficitária nessa área, que se agrava principalmente no período de alta temporada, quando o número populacional cresce de 40 mil para até 400 mil. Somente no Réveillon a cidade recebeu 120 mil pessoas.
O gerente de Relações Institucionais da empresa, Milton Pontes, prometeu intensificar as práticas de atendimento, aumentar o número de funcionários e fazer um investimento de R$ 1 milhão, em 2019. Já o gerente de Distribuição, Ivan Toledo, disse que os investimentos começaram, com a aquisição de um veículo novo, no valor de R$ 380 mil, para fazer podas de vegetação nos locais críticos.
“Essa situação prejudica também o sistema de saneamento existente. As constantes interrupções no fornecimento de energia exigiram que fossem disponibilizados geradores nas Estações Elevatórias de Esgotos, a fim de evitar a interrupção do funcionamento dos conjuntos moto-bombas”, cobrou Tenório, lembrando que o sistema de abastecimento de água também necessita de energia para produzir e distribuir água tratada pela Sabesp às regiões altas do arquipélago.
Além do prefeito e dos gerentes da empresa, estiveram presentes à reunião: os vereadores Gabriel Rocha e Thiago Souza, o gerente da Sabesp na Ilha, José de Oliveira Paulo, o secretário de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, Rogério De Lucca, o advogado geral do Município, Vinícius Julião, e o consultor em saneamento, Marcus Pineda.