O jovem Felipe Cainá Pereira de Souza, 17 anos, morreu na tarde de terça-feira (1º), após se afogar na praia Vermelha do Sul, em Ubatuba. Este foi o segundo ano registrado no final do ano no município.
O turista de Jundiaí nadava no local quando o guarda-vidas particular teria percebido que se afogava e fez o resgate. Um médico que estava na praia também fez os primeiros-socorros com reanimação cardiopulmonar até a chegada da Unidade de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Foram realizados todos os procedimentos de ressuscitação por mais de 40 minutos. O helicóptero Águia da Polícia Militar chegou a ser acionado, mas o jovem morreu no local.
O corpo foi levado para Jundiaí, onde será enterrado.
A Praia Vermelha do Sul é considerada de águas tranquilas e possui salva-vidas particulares pagos pela comunidade.
No sábado passado (29/12), um afogamento foi registrado na Praia Grande, região central, onde um jovem de 15 anos, morador de Taboão da Serra (SP), nadava com familiares quando desapareceu nas águas.
O comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), capitão João Batista Rapaci, orienta que ao entrarem na água, os banhistas fiquem atentos ao lema dos bombeiros.
“Pedimos que banhistas não ultrapassem a altura do umbigo, principalmente se não souber nadar”. Ele ainda alerta para evitar bóias e objetos flutuantes, além do excesso de álcool.