FOTO EM FOCO: Festival do Camarão

0
148
Marcio Pannunzio

Mais um  Festival do Camarão em Ilhabela, o 23º. Desta feita, com uma estrutura melhor elaborada que as anteriores, a das tendas, criando uma área de circulação margeando estandes semelhantes aos construídos para a Semana de Vela. Foram dois palcos para shows musicais, dispostos nas extremidades.

Uma verba milionária de um milhão e quinhentos mil reais foi gasta pela prefeitura no evento. O ideal é que as instalações pudessem ser reaproveitadas para outros momentos para que não se ficasse na prática do monta e desmonta a que ficamos acostumados, ano após ano, não percebendo mais a irracionalidade de tamanho desperdício.

O folder do evento contou com uma bela ilustração do pintor Giba Ilhabela. Mas as fotos dos pratos ao invés de abrirem o apetite, o espantavam. Iluminação mortiça, foco mal feito, composições pobres, balanço de branco inadequado, tudo convergiu para criar um material fotográfico indigente, em nada à altura de uma verba tão aquilatada.

Fotografia de culinária é uma área que exige muita perícia, grande sensibilidade e equipamento correto. Não dá para fotografar comida com celular. A gente comum faz isso o tempo inteiro e posta nas redes sociais causando indigestão. No entanto, os chefes de cozinha que realmente valorizam suas criações culinárias precisam ter a consciência da necessidade de fotografá-las com o merecido cuidado. Só assim elas embelezarão seus cardápios encantando o olhar da clientela.

- Publicidade -
Por Márcio Pannunzio
Quer conhecer todas as colunas Foto em Foco já
publicadas por Márcio Pannunzio no Nova Imprensa?
Clique aqui e veja o litoral pelas lentes do artista!

*Os direitos autorais das fotos da coluna Foto em Foco pertencem a Márcio Pannunzio. Desrespeitar o direito do autor é crime. Havendo interesse em usar qualquer fotografia da coluna para fins jornalísticos, institucionais, didáticos ou publicitários, entre em contato para negociar o devido licenciamento de uso de imagem: marciopann@gmail.com

Conheça mais trabalhos de Márcio Pannunzio pelos sites: www.marciopan.art.brwww.marciopan.comwww.ilhabelaemfoco.com e www.retratararte.com. E aqui no Foto em Foco, toda semana uma diferente série fotográfica.

Matéria anteriorPrefeitura fecha futuro Lar dos Idosos e retira entidade do prédio
Próxima matériaUbatuba anuncia novos chefes na Educação, Esportes e Fundac
Márcio Pannunzio
Márcio Pannunzio, que reside em Ilhabela desde 1989, é artista plástico, fotógrafo, ilustrador, cartunista e jornalista. Seu trabalho de artista gráfico correu mundo e conquistou doze prêmios internacionais, entre eles, na XYLON 12 – International Triennial Exhibition of Artistic Relief Printing ( Suíça ), na Biennale Internationale d’Estampe Contemporaine de Trois-Rivières, Première Édition ( Canadá ), no 3º Concurso Internacional de Minigrabado “Ciudad de Ourense” ( Espanha ), na BIMPE V – The Fifth International Biennial Miniature Print Exhibition ( Canadá ), na 1st International Small Engraving Salon Inter – Grabado 2005 ( Uruguai ). No Brasil foi premiado em trinta e nove ocasiões entre elas: no 10º Salão Paulista de Arte Contemporânea, no 50º Salão Paranaense, na 10ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba, no 3º Salão Victor Meirelles, no 2º Salão SESC de Gravura, no 26º Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional – Contemporâneo, no 7º e no 3º Salão UNAMA de Pequenos Formatos, na VIII e na VII Bienal do Recôncavo, na II Bienal da Gravura, na 4ª e na 2ª Bienal de Gravura de Santo André, na 5ª e na 3ª Bienal Nacional de Gravura Olho Latino. Foi bolsista da Fundação Vitae em 2002 e figurou entre os vencedores dos editais ProAc de Artes Visuais de 2008, 2010 e 2011. Realizou trinta e uma individuais, cinco delas no exterior. Pratica a fotografia de rua e investe também no fotojornalismo. É colaborador exclusivo da Istockphoto da Getty Images e parceiro da agência de fotojornalismo Foto Arena. Como jornalista colaborou como articulista na primeira versão do Jornal da Ilha, na Folha da Cidade, na revista por dentro do Baepi. Assina a coluna de opinião foto em foco no Nova Imprensa desde 2016.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui