O fenômeno mais longo do século poderá ser observado a partir das 17h30
Lua de Sangue pode ser vista de forma clara (Foto: Johannes Plenio/Divulgação) |
O entardecer desta sexta-feira (27), oferecerá um fenômeno astronômico que poderá ser visto no céu de boa parte do Brasil: o eclipse lunar mais longo do século 21. E no Litoral Norte a visão é privilegiada.
Durante um eclipse, a lua não desaparece totalmente, mas assume uma tonalidade avermelhada. Em alguns casos, o eclipse ocorre durante uma lua cheia e a mesma fica tão vermelha que é chamada de Lua de Sangue. Para ocorrer um eclipse da lua, é preciso que a Terra esteja entre a lua e o sol.
Por 1 hora e 43 minutos, a lua atravessará a região de sombra que a Terra projeta no espaço (“abrigada” da luz do sol), em eclipse total. Mas por conta do posicionamento do país no globo terrestre, será possível presenciar apenas a metade final do eclipse.
Segundo Gustavo Rojas, pesquisador da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), quando a Lua aparecer no horizonte leste brasileiro ao final da tarde, ela já estará eclipsada. A previsão para o Litoral Norte é que seja possível acompanhar o fenômeno a partir das 17h30.
Segundo a previsão do tempo, neste horário em Caraguatatuba, o céu estará limpo e sem nuvens. Em Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião, o final da tarde virá acompanhado de poucas nuvens, o que pode atrapalhar um pouco a visão do fenômeno.