Estudantes de São Sebastião participam do projeto “Jovens em Ação”

0
120

O intuito é promover o protagonismo juvenil no ensino fundamental 2

- Publicidade -
Jovens aprendem trabalhar com câmera (Fotos: Divulgação/PMSS)


Alunos da rede municipal de ensino de São Sebastião estão participando do projeto “Jovens em Ação”, que consiste na criação e funcionamento de grêmios estudantis em 10 escolas de ensino fundamental 2 e também na elaboração de um informativo digital mensal chamado “Inspira”.

Segundo o professor Rafael Romero, idealizador do “Jovens em Ação”, a ideia é “valorizar o protagonismo juvenil e que ao longo do processo eles tomem conta do projeto.

Ele disse ainda que com a criação do grêmio é possível que os estudantes exponham suas ideias, reivindicações e anseios de maneira organizada e democrática, incentivando assim sua atuação na escola.

Para isso, foi realizado nas unidades escolares uma eleição. Os candidatos com interesse em participar do grêmio montaram suas chapas e os alunos puderam votar em qual grupo gostariam de eleger para representá-los.

Já como preparação para a criação da revista “Inspira” os alunos participaram, em maio, de um curso de produção de mídias digitais. Durante cinco encontros os representantes do grêmio eleito e demais estudantes interessados aprenderam a tirar e editar fotos e vídeos, além de produzir conteúdos a serem publicados nas edições do “Inspira” e páginas do facebook, instagram e canal do youtube.

Para Laiane Santos e Isabelle Castro, ambas de 14 anos e estudantes da E.M. Nair Ribeiro de Almeida, localizada em Juquehy, Costa Sul, o curso foi muito legal. “Pudemos conhecer sobre edição de vídeo em pouco tempo. Espero desenvolver mais sobre o tema e conseguir aprender mais técnicas de edição”, contou Laiane. 

“Tivemos a chance conhecer técnicas de filmagem, incluindo distância, ângulos, posicionamento, como trabalhar com o tripé e muito mais. Colocamos em prática o que aprendemos logo após, quando o professor Rafael tirou fotos e fez um vídeo testemunho. Foi demais”, revelou Isabelle.

Rafael afirmou que a expectativa é capacitar os alunos a terem autonomia na produção das mídias, possibilitando assim a divulgação das ações do grêmio, dando voz a eles na tomada de decisões das escolas. “Formamos cidadãos e eles devem saber de seus direitos e deveres para a construção de uma sociedade melhor”, ressaltou o professor.

O lançamento oficial do projeto, com a divulgação das redes sociais e da revista “Inspira” será na quarta-feira (13/06), às 14h, na Sampoc (Associação dos Amigos do Pontal da Cruz), localizada na Rua São Nicolau,  625, Pontal da Cruz.
                                                                                                                   

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui