Exames confirmam mais um caso de febre amarela em Ubatuba

Ainda há outros 11 casos em investigação incluindo duas mortes e um paciente que está internado em São Paulo; Campanha de vacinação gratuita continua diariamente

0
117
Vacinação cobriu 67% da população de Ubatuba até agora (Foto: PMU/ Divulgação)

A Vigilância em Saúde de Ubatuba recebeu os resultados de quatro dos 15 casos suspeitos de febre amarela do município. Foram descartados três casos – de pacientes da EstufaII, do Parque dos Ministérios e do Centro – e confirmado um caso do Sertão do Ubatumirim.

- Publicidade -

O novo caso de febre amarela é de um homem de 40 anos, morador do Sertão do Ubatumirim. O paciente passa bem, não precisou ficar internado e continua em casa se restabelecendo. Ele passou na Santa Casa com sintomas como dores e icterícia. No quadro geral, estava comunicativo e lúcido, referindo apenas dor lombar e febre. Estava com pressão normal. Foram coletados os exames e foi apontada alteração na parte hepática, do fígado. A suspeita foi levantada pela médica da família por ele morar próximo do primeiro caso (que foi a óbito).

Ainda há outros 11 casos em investigação que aguardam o exame, inclusive o de dois óbitos suspeitos e o de um paciente que continua internado no hospital Emilio Ribas, em São Paulo.

A secretaria de Saúde de Ubatuba continua as ações de imunização contra a doença em pontos volantes e fixos. Nesta semana, a vacinação continua a ser oferecida diariamente pelas equipes de saúde no Calçadão do Centro, das 9h às 17h, e em várias unidades de saúde, nos mesmos horários da vacinação contra a gripe Influenza (tipo A – vírus H1N1 e H2N3 – e tipo B).

O relatório parcial de vacinação divulgado na quinta-feira (19) aponta uma cobertura vacinal de 67%, o que correspondia a 49.909 doses aplicadas. Ainda havia um total de 22 mil pessoas a imunizar, já descontando cerca de 2 mil que não podem tomar a vacina. Esse número caiu para cerca de 21,5 mil após a vacinação feita no sábado (21) quando foram aplicadas um total de 468 doses, considerando tanto os postos volantes na região Oeste quanto os fixos, no Centro.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui