O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, acompanhado da Defesa Civil, engenheiros da Secretaria de Planejamento, Obras, Habitação e vereadores, vistoriou a Ponte Estaiada, na Barra Velha, e decidiu pela interdição do mirante e também acelerar o projeto de correção do posicionamento do madeiramento, reforço dos pilares e troca dos apoios de madeira por aço galvanizado.
De acordo com a prefeitura, a vistoria foi realizada visando garantir a segurança da população, que tem reclamado do risco de acidente no local.
A Defesa Civil fez a interdição do mirante após observar que a sua base de sustentação, em concreto, tem sinais de abalo e balança quando moradores acessam o seu guarda corpo. Outros problemas foram detectados durante a vistoria, como a instalação incorreta das ripas de madeira e necessidade de reforço nas vigas de sustentação e reforço das colunas estruturais.
O piso de madeira será substituído por madeira plástica (sustentável); as vigas trocadas por aço galvanizado; e as colunas de sustentação, em concreto, reforçadas. Devido aos problemas, a Secretaria de Planejamento Urbano, Obras e Habitação da Prefeitura está concluindo o projeto para realizar os reparos necessários.
O secretário da pasta, Luiz Paladino, explicou os problemas às demais autoridades presentes na vistoria. De acordo com ele, o piso de madeira deveria ter sido instalado em posição contrária ao fluxo dos pedestres e bicicletas. Sobre os demais problemas, disse que o projeto prevê reparos na estrutura de sustentação da ponte. “O projeto contempla a correção do posicionamento do madeiramento, a troca dos atuais apoios de madeira por aço galvanizado e reforço dos pilares”, destacou o secretário.
Ao final da vistoria, as autoridades descartaram a interdição total da ponte e confirmaram a possibilidade de interdição com tapumes de madeira para ampliar a segurança da população durante a reforma.
Também falaram do andamento dos serviços de desassoreamento do córrego da Água Branca, que deságua no mar por baixo da Ponte Estaiada.
No sul
Depois da visita à ponte, o prefeito e demais autoridades estiveram em vários locais que passam por obras emergências em execução no sul do arquipélago, como as de contenção de encostas na avenida Brasil e na rua Antônio da Silva Santana, no Portinho. Durante a visita da rodovia de acesso ao sul da ilha, o prefeito explicou que as margens do local terão espaço para calçada e ciclovia.
O prefeito também visitou a obra de pavimentação da rua Sebastião Leite da Silva, no Bexiga.
Acompanharam a vistoria os vereadores Gabriel Rocha, Marquinhos Guti, Anísio Oliveira, Maria Salete Magalhães, Mateus Pestana, e os secretários Osvaldo Julião (Administração), Luiz Lobo (Planejamento e Gestão Estratégica), Luiz Paladino (Planejamento Urbano, Obras e Habitação), Thiago Souza (Serviços Urbanos) e Nuno Gallo (Cultura).