A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba registrou aumento de 400% no número de casos de conjuntivite no município, pegando como base os dados dos três primeiros meses (de janeiro até março) de 2017 em comparação aos dados de 2018.
No primeiro trimestre do ano passado foram notificados 206 casos de conjuntivite e neste ano já são 821 pessoas infectadas com a doença. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Helienne Santos, o crescimento ocorre porque períodos de muito calor são propensos para a disseminação da bactéria ou vírus da conjuntivite, sendo transmitida pelo contato com as secreções oculares da pessoa infectada.
“A conjuntivite é uma irritação ou inflamação da conjuntiva, que recobre a parte branca do olho e é extremamente contagiosa”, alertou a coordenadora.
Os principais sintomas da doença são olhos vermelhos e lacrimejantes, inchaço nas pálpebras, intolerância à luz, visão embaçada e visão borrada. De acordo com Helienne Santos, é necessário procurar atendimento médico para identificar o tipo de conjuntivite que foi contraída e iniciar o tratamento correto.
“É recomendado também que o paciente infectado lave as mãos com frequência, não coloque as mãos nos olhos para evitar uma possível recontaminação, evite coçar os olhos para diminuir a irritação da região, lave as mãos antes e depois da aplicação do medicamento usado no tratamento, não encostar o frasco do medicamento nos olhos e é necessário suspender o uso de lentes de contato”, disse Helienne.