Caraguatatuba inaugura Centro Integrado de Atendimento à Mulher

Com o objetivo de atender e fortalecer mulheres vítimas de violência, o governo municipal de Caraguatatuba inaugura o Centro Integrado de Atendimento à Mulher no bairro Indaiá, na próxima sexta-feira (24). O espaço oferecerá atendimento psicossocial, orientação sociojurídica, oficinas de artesanato, esportiva e cultural.

“O principal objetivo desse setor será o de investir no fortalecimento pessoal, resgate, autonomia e emancipação dessas mulheres para que saiam da condição de violência em que se encontram”, disse a coordenadora da Proteção Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ana Maria Magagnini.

Especificamente para os casos de violência doméstica, com o registro do fato, o autor da violência e a mulher agredida saem notificados para comparecerem ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). No local será elaborado um relatório, avaliando o contexto da família e as características das situações de agressão e se é recorrente.

Esse relatório será juntado ao inquérito policial e ao processo e subsidiará a concessão de medidas protetivas ou cautelares. Ambas as partes recebem ainda orientação sobre serviços da rede pública de atenção básica do município.

De acordo com dados do Creas, em 2017, foram encaminhadas para atendimento 145 mulheres que sofreram violência doméstica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *