Jovem de 11 anos é eleito presidente mirim da Câmara de Caraguatatuba

Ele tem apenas 11 anos e mostrou todo o carisma que possui durante a posse para o mandato de jovem vereador. Tiago da Costa Andrade Cardoso é aluno da escola Luiz Ribeiro Muniz, na Martin de Sá, região central de Caraguatatuba, e foi eleito presidente da Câmara Mirim por seus colegas na noite da última quarta-feira (6).

Para chegar ao posto passou por várias seleções, a principal dela, apresentar um Projeto de Lei seguindo todos os parâmetros de um PL normal. Escolheu como tema o combate ao Bullying. Sim, esse mal que começa, principalmente nas escolas. “Nunca sofri, mas escuto e vejo muita coisa sobre esse tema, por isso a escolha”, contou.

Agora, ele terá a missão de trabalhar propostas com outros 14 jovens vereadores, pelo menos uma vez por mês em sessão ordinária na Câmara. Ânimo não lhe falta. “Quem sabe ainda não vou ser presidente como o Tato (Renato Leite Carrijo de Aguilar, presidente do Legislativo).

A posse dos novos vereadores contou com a presença que quase todos os parlamentares da atual gestão. Os que não compareceram procuraram justificar a ausência. O prefeito Aguilar Junior também fez questão de estar presente, assim, como alguns secretários. A plateia ficou lotada.

Junto com Tiago compõem a Mesa Diretora Mirim a 1ª secretária será Nathaly Andrade de Araújo e a 2ª secretária será Marianna Oliveira Cotia. Para o cargo de vice-presidente houve empate entre Rafael Leite da Silva e Gabriel de Oliveira Cunha, por isso, a decisão sai na próxima reunião marcada para o dia 22 deste mês.

Também foram empossados como Jovem Vereador Carla Beatrtiz Adolfo, Flávio dos Santos Neto, Evelyn Lopes Gomes, Matheus Silva, Cibely ferreira, Brenda Fernandes Nascimento, João Pedro Gaia, Yasmin Barbosa Santos e Taylor Lopes.

Os suplentes desta legislatura são: Lucas do Nascimento Cheven, Felipe Dias Martim, Maria Helena de Brito, Eric Diogo, Laura Nunes, Emanuel C. A. Cardoso, Maria Manoella da Silva, Monique Rodrigues da Conceição, Aghatta Victoria Araujo Nascimento, Michele Fontes do Rosário, Thalyta de Sales Gourlart, Caio Lima Gomes de Sousa, Yasmin Moreira Aquino dos Santos, Alexia Victoria Araujo Nascimento e Gabriel Santos da Silva.

Participam dessa legislatura as escolas: EMEF Antonia Antunes Arouca, EMEF Maria Thereza de S. Castro, EMEF Luiz Silva do Prado, EMEF Luiz Ribeiro Muniz, EMEF Antonio de Freitas Avelar, EMEF Maria Aparecida de Carvalho, EMEF Maria Moraes de Oliveira, CIEFI Ricardo Luqques S. Serra, EMEF Maria Aparecida Ujio, EMEF Euclydes Ferreira e CIEFI Edna M. Nogueira de Ferraz.


Cidadania
O coordenador do Programa Jovem Legislador, Escola Vai à Câmara, Carlos Alberto Paulino Ferreira, explica que para serem escolhidos, os estudantes deveriam propor PL que abordasse os temas Direitos Humanos, Cidadania, Meio Ambiente e Segurança. Eles tiveram aulas sobre a elaboração do projeto até a escolha final. “Este é um exercício de preparação da cidadania consciente pela ótica dos participantes”.

A diarista Débora Lopes Ferreira Gomes, 34 anos, era só orgulho na plateia da Câmara ao ver sua filha Evelyn Lopes Gomes, 13 anos, da EMEF Luiz Silva do Prado, no Casa Branca, receber o diploma de vereadora. “Acho ótimo. Desperta ela para as questões de cidadania da nossa cidade”.

A jovem elaborou um projeto de lei que cria o “Dia do Brincar”, em outubro, como forma de resgatar as brincadeiras tradicionais que perderam espaço para os jogos eletrônicos.

Durante aposse, o presidente Tato Aguilar comandou todo o processo, inicialmente, cedendo depois sua cadeira à jovem Nathaly Andrade que cumpriu todo o ritual.

O programa Jovem Legislador foi instituído pelo Decreto Legislativo nº 179, de 8 de junho de 2009. Essa é a segunda edição da Câmara Jovem que é composta por 15 estudantes titulares e 15 suplentes matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com idade máxima de 16 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *