Centro de Reabilitação em Álcool e Drogas promove oficinas de cozinha

Sardinha à escabeche, arroz tropeiro, pão e struddel foram as receitas que deram início à série de oficinas gastronômicas promovidas pelo Centro de Reabilitação em Álcool e Drogas (Cread) de Ubatuba. As atividades reúnem pacientes, familiares, integrantes da equipe de saúde e voluntários, todas as terças-feiras, das 9h30 às 11h30, na sede do Cread.

Inaugurado em abril de 2014, o centro já atende mais de 1.500 pessoas, entre adolescentes e adultos que apresentem problemas relacionados as compulsões, abusos e dependências de substancias psicoativas, e comorbidades, isto é, existência de outras doenças associadas, além  de oferecer atendimento específico aos familiares e codependentes.

A adição ao tabaco, álcool, crack, outras drogas e diferentes compulsões em seus aspectos de dependência e abusos, compõem as principais patologias tratadas no Cread. O centro também oferece tratamento para outras doenças correlacionadas aos quadros de dependência, abusos e compulsões como, por exemplo, os quadros depressivos e ansiosos.

Interação social como parte do tratamento

“Há um preconceito muito grande e um olhar conservador sobre as doenças que tratamos. Aqui buscamos mostrar que as compulsões são fenômeno de algo maior, que não se resolve apenas com medicamentos. É preciso um tratamento humanizado”, destaca Luiz Aparicio, psicólogo do Cread.

“As oficinas de produção de alimentos proporcionam o contato com a família e a comunidade, o resgate de relações sociais e afetivas e da maneira simples de viver. Tudo isso gera elementos prazeirosos ao paciente e o motiva a não ter recaídas”, acrescenta.

A iniciativa de realizar as oficinas partiu de Heytor Barsalini e Taís Pedreca, que conseguiram reunir junto a comerciantes da cidade os recursos necessários para a compra de insumos. “Eles colaboram trazendo seus conhecimentos e isso contribui para desmistificar o olhar: doença não é ameaça. Proporcionamos vida como remédio para que a pessoa não adoeça”, finaliza.

Outras atividades

Além do atendimento psicológico aos dependentes e familiares de dependentes, o Cread organiza oficinas variadas, como de plantas medicinais, xadrez, elaboração de pranchas de standup (SUP) e de geração de renda.

Outro trabalho é o de prevenção, realizado junto às escolas da rede municipal e estadual de ensino em atividades de contraturno realizadas em parcerias com a secretaria de Esportes e a Fundart e outras Associações e ONGS, como é o caso da capoeira e das oficinas de filmes de curta-metragem.

Às segundas e quintas-feiras, das 9h às 10h30 horas, acontecem os encontros psicoterapêuticos para os usuários dos serviços. Há um grupo de encontro também para os adolescentes em situação de risco que se reúne todas as quartas-feiras, das 14h às 15h.

Contato

Para participar dos grupos ou receber orientações, é preciso comparecer pessoalmente ao Cread, que fica na rua Dona Maria Alves, 1.196, no Centro. O atendimento ao público funciona das 8h às 17h, sem interrupção. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (12) 3832-5431.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *