O Instituto Gabriel Medina idealizado pelo primeiro brasileiro campeão mundial profissional de Surf, Gabriel Medina, foi inaugurado nesta terça-feira, em Maresias, na Costa Sul de São Sebastião.
Acompanhado dos pais, ele apresentou a instituição à imprensa e depois aos patrocinadores, explicando o grande objetivo, de formar novos valores da modalidade.
A proposta é oferecer aos novos valores do surf, dos 10 aos 16 anos, a mesma estrutura que hoje Gabriel Medina conta, na parte física e psicológica, somando aulas de idioma e de tecnologia, além de atendimento médico e de saúde bucal. A sede, construída com recursos próprios, foi construída num terreno em frente ao mar, estrategicamente escolhido por ser o local onde o primeiro brasileiro campeão mundial de surf aprendeu a pegar ondas.
“Estou super feliz. Era um sonho meu, da minha família, de poder estar ajudando estas crianças e o meu esporte também. Me sinto orgulhoso de realizar esse sonho”, disse Gabriel.
“Espero que essa garotada saia daqui como boas pessoas, cidadãos, preparados para qualquer situação da vida”, falou, também lembrando que a parte social estará em grande evidência sempre, inclusive com interação com os pais dos atletas. “Teremos oficinas profissionalizantes. A primeira com a Vult Cosmética”, revelou.
Presidente do IGM, Simone Medina, também falou da satisfação de iniciar essa nova fase na trajetória da família. “Esse sonho é um filho que nasceu hoje. Para nós é motivo de muito orgulho poder participar da formação de grandes atletas e cidadãos, porque o esporte foi uma ferramenta que nos ajudou a criar os nossos filhos, dentro de princípios e valores, que hoje não existem mais”, afirmou. “O filho nasceu, agora vai engatinhar, andar, ter vida própria e vai ser muito legal ver o desenvolvimento dessas crianças”, acrescentou.
Charles Saldanha, que acumula o cargo de vice-presidente e um dos idealizadores do IGM, explicou o objetivo do projeto. “A ideia partiu do Gabriel mesmo. Ele quis devolver um pouco do que ele ganhou com o esporte. A Simone e eu abraçamos a ideia na hora. A partir disso, pensamos num ideal para um atleta se formar e ser profissional”, destacou, esclarecendo a opção por trabalhar só com atletas dos 10 aos 16 anos.
“Essa faixa etária é interessante, porque é aí que você forma o atleta. Aí que vem a base e que vão sair os campeões. Nessa idade, tentamos dar tudo de melhor para o Gabriel. Muitas vezes eu trabalhei sozinho, não tinha equipe. Hoje, o Gabriel tem um time e esse pessoal veio também para o Instituto”, relatou.
As aulas começam neste dia 1º de fevereiro, reunindo 38 atletas, que foram selecionados no Circuito Medina/ASM de Surf.
“Esta é uma iniciativa de fundamental importância do setor privado que muito vai ajudar ao setor público do município. O carisma do nosso campeão Gabriel Medina, além de levar o nome de São Sebastião a todos os cantos do mundo, vai agora, com o seu instituto, propiciar que novos atletas se destaquem no surf e, mais que isso, que os jovens esportistas se tornem cidadãos cada vez mais conscientes”, comentou o prefeito Felipe Augusto, presente no evento.