São Sebastião deve criar base de resgate para animais marinhos

A inauguração está prevista para o início de 2017 e deve socorrer pinguins, tartarugas, baleias, golfinhos, entre outros animais

O objetivo do projeto é proteger a fauna marinha da região (Foto: Divulgação)



A cidade de São Sebastião deve inaugurar uma base para resgate de animais marinhos no começo de 2017. O projeto foi firmado entre o Instituto Argonauta e a prefeitura da cidade, que concedeu um terreno de 500 m2, na Praia Grande, para a construção de uma Base de Estabilização. A obra faz parte do projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), criado pelo Ibama para proteção da fauna impactada pelas atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural.

O local deve ter capacidade para assistência de aproximadamente 40 animais, entre pinguins e outras aves, tartarugas, baleias e golfinhos. O objetivo do projeto é otimizar o socorro da fauna aquática em risco na região, ou seja, de animais debilitados resgatados nas praias. Os animais poderão permanecer no local até 48 horas recebendo cuidados para estabilização do caso até terem condições de seguir para o centro de reabilitação. Oito profissionais, entre biólogos, tratadores, veterinários e estagiários farão o atendimento dos animais, além da equipe de apoio e de monitoramento. que também participa das atividades.

O oceanógrafo e presidente do Instituto, Hugo Gallo, explica que com o aumento de fluxo de veículos entre as cidades litorâneas, especialmente na temporada, esta base servirá como um “Pronto Socorro” onde o animal passará por uma “triagem” antes de ser encaminhado para o centro de reabilitação do Instituto, aumentando as chances de sobrevivência e consequente reintrodução dos animais marinhos ao seu habitat natural.


A equipe do Instituto Argonauta recomenda que ao encontrar um animal marinho debilitado, o ideal é não se aproximar, pois, dependendo da espécie, o mesmo pode se tornar agressivo caso se sinta ameaçado. Caso aviste um animal marinho, vivo ou morto ligue: 0800 642 3341 ou (whatsapp) 12 9 97359167

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *