Banhistas encontraram o animal de quase sete metros encalhado na areia, na manhã desta sexta (19)
A baleia era um macho jovem com cerca de 7 metros (Foto: Divulgação) |
Uma baleia, da espécie jubarte, foi encontrada por banhistas morta na praia de Maresias, Costa Sul de São Sebastião, na manhã desta sexta-feira (19). O animal estava próximo ao Canto do Moreira e era um macho jovem, com cerca de sete metros de comprimento. Esta espécie de baleia pode atingir até os 17 metros e 40 toneladas. A causa da morte ainda não foi definida.
O Instituto Argonautas foi acionado e removou o corpo do animal para realizar exames de necropsia. Os estudos vão investigar o que aconteceu com a baleia e o resultado deve sair próximos dias.
De acordo com a bióloga marinha, responsável pelo Mar e Vida Eco Trip, Cláudia Santana Ferreira, os casos de morte se devem, principalmente a pesca industrial, que diminui o estoque de peixes em alto mar e obriga os animais a se aproximarem mais da costa em busca de alimentos. Neste momento, as baleias ficam mais perto de perigos, como redes de pesca e outros objetos que podem causar ferimentos.
O inverno rigoroso deste ano também é uma das hipóteses que causam as mortes. “Com a água mais fria, as baleias precisam se aproximar das praias em busca de temperaturas altas e acabam se deparando com petrechos e redes de pesca que causam ferimentos e levam a morte. Além disso, o aumento do lixo dos oceanos também impacta na vida marinha, aumentando a toxicidade da água”, explica ela.
Outros casos
Outra baleia morta foi encontrada no mês de julho, encalhada na praia de Enchovas, no extremo sul de Ilhabela. A praia só pode ser acessada de barco e o esqueleto do animal permanece ainda no local.
Nesta época do ano, a jubarte está em migração das águas frias da Antártica em direção ao litoral da Bahia para acasalar e dar a luz aos filhotes. Os animais chegam a costa brasileira por volta de junho e permanecem até meados de dezembro, quando retornam para as áreas de alimentação.
Durante a Semana de Vela de Ilhabela, no mês de julho, pelo menos dois grupos de baleias jubarte apareceram durante as regatas e foram filmadas e fotografadas pelos velejadores. As áreas de reprodução da espécie são tipicamente próximas a ilhas, como o arquipélago de Abrolhos, maior berço reprodutivo do Atlântico Sul.