Teatro de mamulengo é atração na Praça do Caiçara nesta sexta (13)

A apresentação é gratuita e faz parte do projeto “Circulação do Teatro de Mamulengo do Mestre Valdeck de Garanhuns”

Apresentação acontece na Praça do Caiçara, às 20h30 (Foto: Divulgação)



O grupo de teatro de mamulengo, do mestre Valdeck de Garanhuns, do núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro, apresenta o espetáculo “O Mamulengo no Cinema”, nesta sexta-feira (13), às 20h30, na Praça do Caiçara, em Caraguá. A peça é gratuita e faz parte do projeto “Circulação do Teatro de Mamulengo do Mestre Valdeck de Garanhuns”, premiado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural). 


Acompanhada pelo Trio Tropeiros da Serra, a peça denuncia o mau uso do dinheiro público, a invasão cultural estrangeira em detrimento da nossa cultura e a má qualidade na produção cinematográfica. Ao mesmo tempo, homenageia e incentiva manifestações da cultura do nosso povo e valoriza a produção de filmes nacionais. Após a apresentação, os atores realizam um bate-papo com público, com o objetivo de minimizar dúvidas e estreitar os laços culturais e afetivos entre os artistas e a comunidade.


História

A peça conta a história do coronel Vicente Pompeu, que recebe em sua fazenda uma equipe estrangeira de cinema, que deseja realizar um documentário sobre as manifestações da cultura popular da comunidade, incluindo o boi pintadinho. O coronel reluta e diz não querer saber de nenhum filme com seu boi predileto, pois isso poderia dar azar, mas os gringos, muito inteligentes, dizem que o filme vai será bom, pois irá divulgar sua propriedade para o mundo e melhorar os negócios de todos.


O coronel, então, em acordo com a comunidade, permite a filmagem e manda chamar Simão de Lima Condessa, seu funcionário e líder da comunidade, para coordenar todo o processo. Quando Simão chega para conhecer os cineastas, descobre logo que a história do filme é uma grande farsa e faz peripécias para que tudo aconteça com igualdade e justiça.

Mamulengo


O mamulengo é considerado um bem cultural e Patrimônio Imaterial do Brasil e é uma das poucas formas de teatro popular que ainda consegue subsistir no país. Mamulengo é uma forma de arte popular da cultura nordestina, que usa teatro de bonecos, conduzido com as mãos na linha dos fantoches, com uma estrutura própria. É um brinquedo com seu jeito próprio de ser, inigualável na dinâmica, simplicidade e alegria.

A origem da palavra mamulengo se perde na história e não é comprovada sua aparição por documento, mas sim, pelas próprias teorias populares. Uma das mais comuns é a teoria de que mamulengo seria uma corruptela da expressão popular “mão molenga” por que o mamulengueiro (a pessoa que conduz a brincadeira escondida atrás da pequena barraca), tem que ter uma grande habilidade manual para trabalhar ao mesmo tempo com dois personagens e manipular às vezes mais de 60 bonecos durante uma brincadeira que dura no mínimo de duas até oito horas de representação.


Serviço

Espetáculo “O Mamulengo no Cinema”
Dia 13/5 – sexta-feira – às 20h30
Praça do Caiçara – atrás do Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, no Centro
Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *