Projeto Tamar terá show gratuito de Sebastião Biano neste sábado (5)

Artista tocou para o lendário Lampião, além de vencer o Grammy Latino em 2004

Mestre Biano e seu terno “Esquenta Muié” (Foto: Divulgação)




O músico Sebastião Biano vai fazer o lançamento de seu segundo disco “Chego Já”, com 17 faixas, na sede do projeto Tamar, em Ubatuba, neste sábado (5). A apresentação será ao lado de seu “Terno Esquenta Muié” com entrada gratuita. 


O artista  está prestes a completar 97 e é conhecido por ter tocado para o lendário Lampião e seu bando, no interior de Pernambuco. Além disso, seu trabalho foi ganhador do Grammy Latino, em 2004.


Mestre Biano, como é chamado carinhosamente em sua terra natal, é fundador e único remanescente da tradicional Banda de Pífanos de Caruaru e considerado parte fundamental da construção da identidade e do imaginário brasileiro. 


A Banda de Pífanos de Caruaru influenciou o surgimento do tropicalismo, quando Gilberto Gil a conheceu, em maio de 1967, na Capital do Agreste. Gil gravaria, no álbum “Expresso 2222” (1972), “Pipoca Moderna”, música de Sebastião Biano que receberia letra de Caetano Veloso e seria também gravada por ele no disco “Joia” (1975).


O show está previsto para começar às 20h, no Casco Acústico do Projeto Tamar (Rua Antônio Athanázio da Silva, 273 -­ Itaguá). Os ingressos devem ser retirados local, com 30 minutos de antecedência.


História


Natural de Mata Grande (AL), Biano aprendeu a tocar pífano aos 5 anos de idade. A banda, formada por seu pai, tios e irmãos recebe o nome que marcaria a tradição musical brasileira. Sebastião Biano é o último remanescente da formação original da Banda de Pífanos de Caruaru. Em 1972 o grupo gravou seu primeiro disco, “Banda de Pífano Zabumba Caruaru”. Imediatamente foram descobertos por artistas considerados ícones da música popular brasileira


Além do Grammy Latino pelo Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileira, o grupo recebeu, em 2005, o Prêmio TIM de Música como melhor grupo na categoria regional.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *