Vereadores apelam contra corte de verba para tratamento de câncer no LN

Ação é contra o desinvestimento do Governo do Estado na Unidade de Quimioterapia de São Sebastião


Após o corte de verba do Governo do Estado para Unidade de Quimioterapia do Hospital das Clínicas de São Sebastião, os vereadores da cidade vizinha se uniram para tentar retomar os investimentos para o tratamento de câncer na região. Na última semana, a Câmara de Ilhabela aprovou Moção de Apelo ao governador Geraldo Alckmin, solicitando urgência na liberação de recursos para evitar o fechamento da unidade.


As vagas para tratamento eram 12 no início de 2015, mas foram cortadas pela metade. O serviço começou em 2008 e é ligado ao Hospital São Francisco de Assis, em Jacareí, onde também foi reduzido o número de vagas para consultas a pacientes do Litoral Norte.


O vereador Carlos Alberto (PMDB), que já enfrentou um câncer, relatou as dificuldades de passar pelo tratamento. “Eu graças a Deus, tive que fazer só a radioterapia, que é muito difícil, mas tive contato com pessoas que fizeram quimio e é muito mais complicado. Não tem nem como pensar em ficar sem o serviço aqui no Litoral Norte”, disse ele.


Já a Prefeitura de São Sebastião assegura a continuidade nos tratamentos de quimioterapia na ala de oncologia. O secretário de saúde da cidade, Urandy Rocha Leite, disse que existe um diálogo com o Governo do Estado e cogita, ainda, levar o problema ao Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Codivap), para que não seja prejudicada a oferta no atendimento a pacientes em tratamento.


Corte no PAT


Recentemente São Sebastião foi surpreendida com outros cortes de verba do Governo do Estado. Em outubro, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) passou a contar com apenas uma linha telefônica para atendimento à população. O Estado alegou contenção de gastos como motivo para o corte. Além disso, também foi reduzida a verba para o fornecimento de material de suprimento para o PAT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *