Ponto alto na programação musical da Semana da Cultura Caiçara foi o show do Trem da Viração na Vila, nesta sexta-feira (18/5). O vocalista do grupo, Deo Lopes, morou dois anos na Ilha e compôs várias canções tendo Ilhabela como protagonista.
O Trem da Viração toca música regional de raiz e de cativante beleza. É uma pena que esse grupo e também grupos similares, não marque presença mais constante no calendário de apresentações musicais em Ilhabela.
Não se sabe como são selecionados os shows bancados pelo município. Existem muitos shows milionários, cobrando cachês altíssimos de artistas em evidência no circuito das celebridades da hora. Contudo, grande parte deles, é absolutamente indigente sob qualquer análise de qualidade. São populares e embora atraiam público, muito pouco engrandecem a sensibilidade ou a cultura de quem os assiste. Podem ser considerados ao pé da letra, o circo do “pão e circo” da política mal intencionada que deseja manter as massas anestesiadas e dóceis.
O dinheiro pago a essa gente, dinheiro que é da população de Ilhabela, poderia financiar uma enormidade de shows de artistas realmente talentosos e virtuosos, que buscam não o sucesso a qualquer preço, mas o exercício honesto e consistente de sua vocação.
Seria apropriado se nessa área que envolve tanto dinheiro público houvesse transparência; que fossem claros os critérios para a escolha da programação, que essa escolha fosse feita consultando críticos musicais gabaritados, de reputação ilibada e sólido conhecimento do que de melhor é feito no Vale do Paraíba e Litoral Norte.