Ilhabela vai às ruas pelos direitos da mulher neste fim de semana. No próximo domingo (7),acontece o levante Mulheres Vivas, um ato convocado em todo o país em resposta à escalada da violência de gênero e aos índices alarmantes de feminicídio no país.
A concentração está marcada para as 16h, na Praça Elvira Estoraci (conhecida pela referência do restaurante Pimenta de Cheiro), no bairro do Perequê.
Sob o slogan ‘Juntas somos + Fortes’, o movimento busca transcender a ideia de um protesto isolado. Segundo a organização, trata-se de um grito de alerta para que a sociedade, incluindo homens aliados, deixe de naturalizar a violência. “O feminicídio no Brasil alcançou níveis insustentáveis. Cada vida interrompida é um alerta de que o cenário não pode mais ser tratado como caso isolado”, destaca a coordenação do ato.
Uma frente ampla institucional
O diferencial desta mobilização em Ilhabela é a união inédita de diversos setores da sociedade civil e do poder público. O ato não é apenas um convite de ativistas, mas uma convocação institucional robusta.
Entre os organizadores e apoiadores confirmados estão órgãos vitais para a rede de proteção, como o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, a Promotoria de Justiça e a Secretaria Municipal de Saúde.
A advocacia também marca presença forte através da Comissão da Mulher Advogada (OAB Mulher) e da Comissão de Direitos Humanos e Diversidade da OAB. O evento conta ainda com o apoio do Grupo Reflexivo de Homens Autores de Violência, indicando um trabalho focado na reeducação e na raiz do problema.
A cultura e a diversidade somam forças através do Coletivo Sereias do Hip-Hop, do Fórum Social LGBTQIA+, do Cora Instituto e do Coletivo de Educação.
SERVIÇO – Manifestação: Mulheres Vivas – Mobilização Nacional
-
Pauta: Combate ao feminicídio e violência contra a mulher.
-
Quando: Domingo, 7 de dezembro.
-
Horário: Às 16h.
-
Onde: Praça Elvira Estoraci (em frente ao Pimenta de Cheiro), Ilhabela – SP


