Associação de Voo Livre de Caraguatatuba aponta erros como causa de acidentes

Após incidentes recentes envolvendo praticantes de voo livre em Caraguatatuba (saiba aqui), incluindo resgates no entorno do Morro Santo Antônio, a Associação de Voo Livre de Caraguatatuba (AVLC) divulgou uma nota de esclarecimento público.

A entidade defendeu a segurança do esporte, mas apontou que a maior parte dos problemas tem sido causada por pilotos que desconsideram protocolos e as condições climáticas locais.

Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y

No comunicado, a Associação afirma que o voo livre é uma atividade segura “quando executado em conformidade com os protocolos estabelecidos”. Contudo, destacou que os acidentes ocorreram com pilotos que desconsideraram as condições climáticas adversas.

Além disso, a grande maioria era de visitantes e não possuíam conhecimento suficiente sobre as especificidades da área de voo de Caraguatatuba. A nota sublinha que, para a AVLC, os incidentes estão majoritariamente ligados a falhas humanas e à falta de familiaridade com o ambiente, e não a problemas estruturais da prática em si.

Em resposta aos incidentes, a Associação de Voo Livre de Caraguatatuba informou que já está adotando medidas adicionais para reforçar a segurança e a responsabilidade entre os praticantes.

Tais ações incluem ampliação das orientações técnicas aos pilotos e intensificação do monitoramento das operações de voo.

O objetivo, segundo a associação é “assegurar a prática responsável e a preservação da segurança de todos os envolvidos”, reafirmando o compromisso da entidade com a integridade dos praticantes e com a manutenção de “padrões elevados de segurança no voo livre em Caraguatatuba”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *