Morre ex-prefeito de São Sebastião no dia que completou 90 anos

O ex-prefeito e ex-vereador de São Sebastião, João Augusto Siqueira, morreu nesta quarta-feira (12), data em que completou 90 anos. Ele passava por um tratamento contra uma leucemia desde o começo de 2025.

João Siqueira foi vereador entre 1988 e 1992, quando ajudou a elaborar o primeiro Plano Diretor do município, o Estatuto do Servidor e o Regimento Interno da Câmara Municipal. Dez anos depois, em 1997, foi eleito prefeito de São Sebastião e até 2000 realizou importantes contribuições para o desenvolvimento social e urbano do município, entre elas o restauro da Igreja Matriz, viabilizado por meio de parcerias institucionais em um momento de forte restrição orçamentária. Sua gestão também recebeu reconhecimento nacional com os prêmios “Prefeito Criança”, da Fundação Abrinq, e “Betinho da Paz”, pelos avanços nas áreas educacional e social.

Formado em odontologia pela Universidade Federal do Paraná, chegou a São Sebastião em janeiro de 1963 ao lado da esposa, a jornalista Priscila Dulce Dalledone Siqueira, integrando o grupo que colocou em funcionamento o Hospital de Clínicas do município. E foi na unidade hospitalar que nasceram seus cinco filhos.

Atuou também como dentista, provedor da Santa Casa de Misericórdia, servidor do Terminal Marítimo Almirante Barroso da Petrobras e foi encarregado pela empresa nos trabalhos de apoio às vítimas da catástrofe de Caraguatatuba, em 1967. Militante ativo nas causas sociais e democráticas, esteve à frente do comício pelas Diretas Já em São Sebastião, então considerada área de segurança nacional.

Como prefeito, enfrentou dívidas, orçamento reduzido e diversas obras paralisadas, todas concluídas ao longo de sua gestão. Também coordenou ações em defesa da população indígena da aldeia Rio Silveiras e incentivos importantes nas áreas de saúde, educação e assistência.

A Câmara Municipal decretou luto de três dias e declarou que a história pública e comunitária de João Siqueira, marcada pela simplicidade, pelo senso de justiça e pela dedicação ao serviço público, deixa um legado perene para São Sebastião.

As prefeituras de São Sebastião e de Ilhabela também manifestaram pesar, divulgaram homenagens ao gestor e decretaram luto oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *