Um lobo-marinho-subantártico foi encontrado morto, boiando no mar entre as regiões da Ponta da Sepituba e Borrifos. O animal foi retirado da água pela equipe do Instituto Argonauta com o apoio da Prefeitura de Ilhabela e da Defesa Civil, utilizando uma embarcação.
O lobo-marinho foi identificado como uma fêmea, medindo cerca de 1,22 metro e pesando aproximadamente 26 quilos. Ele foi encaminhado para a Unidade de Estabilização do Instituto Argonauta em São Sebastião, onde será realizada uma necropsia. Durante o procedimento, serão coletados dados e feitas análises para identificar as possíveis causas da morte.
“A realização da necropsia é uma ferramenta essencial na investigação e identificação das causas de morte da espécie encontrada, garantindo um diagnóstico preciso através da análise do estado dos órgãos e tecidos”, destacou a engenheira florestal e secretária de Meio Ambiente de Ilhabela, Kátia Freire.
Lobo-marinho-subantártico
Os lobos-marinhos-subantárticos habitam todo o hemisfério sul e, durante o inverno e primavera, deslocam-se para regiões costeiras em busca de alimento. No Brasil, são comumente encontrados no Rio Grande do Sul, mas nos últimos anos, tem sido frequente a presença desses animais no Litoral Norte de São Paulo.
A espécie de alimenta de peixes, crustáceos, pinguins e cefalópodes, e têm como principais predadores as orcas e as focas-leopardo. Os machos podem medir 2 metros de comprimento e pesar em torno de 165 quilos, enquanto as fêmeas atingem até 1,45 metro e pesam, em média, 165 kg.