Não durou 24 horas a proibição de atendimento em salões e barbearias, e a redução no horário de funcionamento de comércios e serviços em São Sebastião. Um novo decreto já foi publicado na noite desta quarta-feira (28).
Agora, todas as atividades estão liberadas das 6h às 20h, como era até terça-feira (27). O serviço de entrega também volta a ser permitido sem restrição de horário. Já a retirada no estabelecimento se mantém limitada até as 20h.
Outra alteração é na capacidade de atendimento de restaurantes e dos estabelecimentos que a Prefeitura chama de “afins”: estão limitados a 25%, embora não haja fiscalização dessa regra.
A rigor, as únicas atividades proibidas pelo mais recente decreto são “festas, eventos particulares e casamentos”. Nesse último caso, a Prefeitura não esclarece que se trataria de festas de casamentos, já que o matrimônio em si pode ser feito no cartório.
Regras para comércios
Ao anunciar o novo decreto, o prefeito Felipe Augusto alegou que precisaria seguir as regras do Governo do Estado. “A Prefeitura não tem autonomia”, disse ele. Mas o relaxamento das restrições, previsto no Plano São Paulo, entra em vigor somente no sábado (1º), enquanto o decreto da Prefeitura fixou a data desta quarta, com efeito imediato.
O prefeito declarou que as regras mais restritivas, já revogadas, haviam sido determinadas pela Procuradoria-Geral de Justiça. Mas o Nova Imprensa apurou, junto ao órgão, que não houve nenhuma determinação nem sequer recomendação ao município.